Aplicação de vacinas nas UBSs de Garibaldi tem nova distribuição

724
Crédito da foto: Priscila Pilletti/Divulgação

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que houve uma mudança na logística da aplicação de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, visando diminuir a perda técnica, a partir deste mês.

As vacinas do calendário básico, destinadas às crianças, passaram a ser realizadas somente no Posto de Saúde Central. As imunizações feitas em adolescentes e adultos (unidoses) são aplicadas nas UBSs Central, Chácaras/Vale dos Pinheiros e São Francisco.

O objetivo da medida é otimizar o quantitativo de cada frasco, conforme explica a secretária Simone Agostini de Moraes. “O frasco da vacinada febre amarela, por exemplo, contém dez doses e vida útil de apenas seis horas. Se uma vacina for feita e não aparecer mais ninguém para receber a imunização, nove doses são jogadas fora”, exemplifica.

“Com essa nova distribuição das aplicações nos postos, esperamos conseguir utilizar o mais próximo da totalidade das doses de cada frasco, evitando o desperdício”, reafirma Simone.

- publicidade -