Cras de Teutônia e Paverama evidenciam a importância da integração

930
Tarde de integração entre o CRAS dos municípios de Teutônia e Paverama, evidencia a importância do convívio social

Na quarta-feira (03/10), foi realizada, no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Guilherme Sommer, na Vila Popular, uma tarde de integração entre os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios de Teutônia e Paverama. Diversas atividades marcaram a tarde.

Em 2017, a coordenadora do Cras de Paverama, Sandra Lorenzetti Rollof, convidou o grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Idosas, do Cras de Teutônia, para um encontro de integração e socialização entre os dois serviços. Para retribuir o convite feito no ano anterior e pensando em homenagear os idosos, que comemoram no 1º de outubro o Dia Nacional do Idoso, uma nova integração foi oportunizada, desta vez em Teutônia.

Na oportunidade, houve apresentações de dança com o Grupo de Danças & Ritmos do Centro Municipal de Ensino Fundamental (CEMEF) Leonel de Moura Brizola, coordenado pela professora Sônia Lucia Gomes, e de capoeira com o Grupo Capoeira Modelo de Oxóssi – CEMEF, sob coordenação do mestre Submission, Claiton Júnior. O Grupo do SCFV de Mulheres e Idosas cantou a música “Amigo do Peito” junto ao Grupo do SCFV de Adolescentes de 11 a 17 anos (tarde), ambos do Cras de Teutônia. No final das apresentações, houve uma dança de integração com todos presentes.

A coordenadora do Cras de Teutônia, Suzana Dickel Kilpp, destaca a importância de realizar o encontro, que além de integrar os grupos, oportuniza o convívio comunitário e a inclusão social, garantindo e construindo também, um protagonismo social do idoso, bem como dos demais usuários acompanhados pelos Cras. “Houve trocas de vivências e foi possível resgatar os valores como respeito e valorização para com os idosos e pessoas com deficiência. Além disso, mostramos que precisamos ter ajuda mútua, empatia. Foi um momento de confraternização e partilha”, finaliza.

Além dos profissionais e coordenadoras dos dois Cras, participaram do evento o prefeito de Paverama, Vanderlei Markus, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação de Teutônia, Jaqueline Musskopf.

- publicidade -