Seções eleitorais registram grande movimento na manhã deste domingo em Teutônia

1700
Grandes filas na manhã deste domingo na Escola Leopoldo Klepker, no Bairro Alesgut/Crédito da foto: Luciana Brune

A movimentação para votação na manhã deste domingo (07/10) é grande em Teutônia. Logo cedo, quando abriram os locais de votação, já havia filas em diversas seções. No Bairro Canabarro, no ginásio Ernani Júlio Sippel e no Ieceg, no Bairro Canabarro, alguns eleitores chegaram a ficar quase 1h na fila para votação. As filas se repetiam também em seções como na Associção da Água e Comunidade Martin Luther, no Bairro Languiru. Com filas, inclusive antes da abertura das seções.

Conforme os presidentes das seções eleitorais na Associação da Água, a maioria dos eleitores vota entre as 10h e o meio dia. Conforme os mesários, a votação tem fluído de maneira positiva, mesmo com a implantação da biometria. Porém, como são mais candidatos, por isso o tempo de votação é um pouco maior. Na Associação da Água, são duas seções eleitorais, comportando 739 eleitores.

Na Escola Municipal Leopoldo Klepker, no Bairro Alesgut, a movimentação durante a manhã também foi intensa. No local, são 5 seções eleitorais, com 1.923 eleitores. Conforme os responsáveis pelas seções, o processo de votação está bem demorado, também em função de serem seis votos. Os idosos são os eleitores que apresentam maior dificuldade na hora de votar. No local se formaram filas extensas. No entanto, a biometri funciona bem. De acordo com representantes da seção 160, de 60 pessoas que votaram, apenas 5 tiveram problemas na leitura da digital. Nesta seção, em duas horas foram 60 votos, o que representa cerca de 2 minutos para cada eleitor fazer sua votação.

Na Escola 24 de maio, no Loteamento 8, também houve filas/Crédito da foto: Bianca Letícia Frietscher

Na Escola Municipal 24 de Maio, no Loteamento 8, no Bairro Canabarro, a movimentação também foi bem intensa e havia filas durante a manhã. No local, há quatro seções, totalizando 1.225 eleitores. De acordo com os presidentes das mesas eleitorais, boa parte dos eleitores já compareceu às urnas. Desde às 09h a movimentação é muito intensa, porém o fluxo de votação é bom. A biometria apresentou alguns problemas, com dificuldades na leitura de algumas digitais, mas não tem sido constante, foram poucos casos.

Na Comunidade Martin Luther, no Bairro Languiru, a movimentação também é grande, com filas desde

Filas na Comunidade Martin Luther às 11h/Crédito da foto: Luciana Brune

a abertura das seções. No local há cinco seções, com o total de 1.770 eleitores. As filas foram constantes durante toda a manhã. Nas três primeiras horas de votação 480 pessoas efetuaram seu voto. Faltam ainda 1.290 eleitores. Em média, os eleitores levam mais de 2 minutos e meio para votar. A biometri transcorre de forma bastante tranquila, com pouco problemas na leitura de digitais. O que aocntece em algumas seções é que diversas pessoas têm pedido preferência na hora do voto, principalmente idosos. Devido a grande presença de idosos, no local foram providenciadas cadeiras, para que eles pudessem aguardar.

A juíza eleitoral da 125ª Zona Eleitoral, Ângela Lucian, alerta os eleitores para não deixar para votar na última hora, evitando assim a formação de filas grandes no fim da tarde. A votação, que iniciou às 08h, segue até às 17h.

Teutônia conta com 23.714 eleitores em 75 seções eleitorais em 28 locais de votação.

- publicidade -