Prefeitura de Lajeado investe no abastecimento de água em Conventos

826
Onde havia apenas dois reservatórios em operação no início de 2017, no alto da Rua José Franz, hoje há oito reservatórios/Crédito da foto: Rafael Scheeren Grün/Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), está ampliando a capacidade de armazenamento de água em Conventos. Três novos reservatórios de água foram instalados no local onde outros cinco reservatórios já funcionam, no ponto mais alto da Rua José Franz. Cada um deles possui capacidade para armazenar 25 mil litros de água. Agora, somente neste ponto, podem ser armazenados 200 mil litros de água. A ligação das estruturas à rede de água foi feita na quinta-feira (11/10). Para se ter uma ideia do avanço com as melhorias, no início de 2017, o local tinha apenas dois reservatórios de 25 mil litros cada em operação.

O titular da Seosp, Fabiano Bergmann, destaca que no início de 2017 a prefeitura instalou, também, uma bomba de 20 CV de potência com 15 estágios para que a água pudesse ser distribuída às residências localizadas nas partes mais altas do bairro. Ressalta-se que em 2017, também, foi perfurado e ligado mais um poço artesiano à rede de abastecimento da Rua José Franz. O poço situa-se na Rua Ernesto Sanini, onde também foi instalada uma bomba de 15 HP com 14 estágios para dar maior capacidade de abastecimento da rede.

Além disso, no primeiro semestre de 2017, foi ampliada de 50 mm para 60 mm e 150 mm a canalização da rede da Rua José Franz. De acordo com Bergmann, somando todos custos com abertura de poço artesiano, compra e instalação de bombas, substituição, ampliação e deslocamento de rede, compra de reservatórios e construção de estruturas para sustentá-los, os investimentos ultrapassam R$ 200 mil. Ele destaca, também, que além dos investimentos na área urbana de Conventos, a Seosp trabalha para melhorar o abastecimento no interior. Ainda em setembro de 2018, a prefeitura instalou um reservatório com capacidade para armazenar 25 mil litros na localidade de Alto Conventos.

- publicidade -