Ações nas unidades de saúde de Teutônia marcam o Outubro Rosa

1344
O objetivo da campanha é conscientizar as mulheres quanto ao câncer de mama/Crédito da foto: Larissa Santos/divulgação

O Centro Avançado de Saúde, no Bairro Canabarro, e o Posto de Saúde do Bairro Languiru (que contou com apoio dos postos dos bairros Teutônia, Boa Vista e Alesgut) realizaram no sábado (20/10), diversas atividades para marcar a campanha do Outubro Rosa. O objetivo foi chamar a atenção das mulheres para a realidade do câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce e exames rotineiros, e a melhor forma de prevenção da doença.

As atividades desenvolvidas foram de acolhimento com verificação de pressão arterial, peso e altura pela enfermagem; coleta de pré-câncer e solicitação de mamografia; testagens rápidas de HIV, sífilis, hepatites B e C; oficinas de maquiagem e pintura de unhas para as mulheres e maquiagem artística para as crianças; grupos de orientação com farmacêutica, saúde mental, nutricionista, fonoaudióloga, além de avaliação bucal com dentista. A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Teutônia também desenvolveu atividades com as voluntárias.

No Posto de Saúde do Bairro Languiru teve dança com a professora Bibiana Scheer e roda de conversa com a Miss plus size Estadual Michele Althaus. Houve ainda orientações e entrega de folder informativo, na rua.

É importante que as mulheres façam o autoexame, pois quanto mais rápido for descoberto o câncer, maior é a possibilidade de cura. Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquido dos mamilos. Caso os sinais e sintomas persistirem, o médico deve ser procurado imediatamente. Existe tratamento para o câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

- publicidade -