Auditoria feita por eleitores é usada para esclarecer situação na Escola 24 de Maio

2117
Auditoria foi feita com a presença do eleitor/Crédito da foto: Daniela Baroni Martins

A auditoria feita por eleitores, juntamente com a junta eleitoral, foi utilizada para esclarecer dúvidas na votação em um das seções eleitorais em Teutônia. Foi na seção 167, na Escola Municipal 24 de Maio, no Loteamento 8. A ação foi realizada após um eleitor relatar em ata que a foto do candidato que havia votado não apareceu na tela. Junto com a junta eleitoral, o eleitor solicitou a conferência da urna. O teste foi feito, com a presença do eleitor, e comprovou que as fotos de todos os candidatos estavam aparecendo. Conforme os auxiliares da junto, o que deve ter acontecido, é que o eleitor digitou e confirmou seu voto muito rápido, o que não deu tempo de que a foto aparecesse, mas o voto foi computado. Uma situação semelhante ocorreu na Escola Dente de Leite, e o teste também será realizado para retirar qualquer dúvida sobre o pleito. Na seção 11, em Linha Germano, também foram realizadas duas auditorias. Uma pela manhã, a pedido do cartório. Outra, à tarde com eleitores aleatórios. As auditorias comprovaram que estava tudo dentro da normalidade.

Qualquer eleitor pode ser voluntário e solicitar, junto à sua seção eleitoral, para realizar este teste, que consiste em uma verificação se os dois candidatos para cada cargo constam na urna eletrônica.

Ao ir votar, o eleitor voluntário pode solicitar o teste ao presidente de mesa. São convocados três eleitores que estão na fila, mais o presidente de mesa, fiscais de partidos se estiverem presentes. O presidente de mesa habilita o voto, todos vão para trás da cabine de votação e aí faz os testes dos candidatos que estão na urna.

Veja Mais:

Justiça Eleitoral inova com auditoria feita por eleitor direto na urna

- publicidade -