Caminhada Ecológica noturna reúne cerca de 250 pessoas em Estrela

Evento teve também caráter solidário e arrecadou doações para a Casa de Passagem do Vale

771
Caminhantes percorreram 8 quilômetros, entre estradas, pontes e trilhas/Crédito da foto: Paulo Ricardo Schneider/Divulgação

Estava anoitecendo quando cerca de 250 pessoas partiram para mais uma Caminhada Ecológica em Estrela, na sexta-feira (09/11). Crianças, jovens e adultos se concentraram na Escola Municipal José Bonifácio, no Distrito de Costão. Antes da saída, momento para alongar-se sob a orientação de profissional da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), promotora do evento, para que todos pudessem percorrer com tranquilidade os 8 quilômetros do trajeto.
Foi a primeira edição noturna do evento, e a expectativa de todos era grande em saber como seria o percurso. Lanternas e celulares formavam pontos de luz na escuridão e iam guiando os caminhantes por estradas e entre propriedades rurais. Não faltaram trechos de mata e pela ferrovia que corta a região. As dificuldades eram superadas com muita disposição e vontade de participar desta nova experiência, já que as anteriores foram realizadas durante o dia.
O casal Antério (64) e Bernadete Schneider (61), do Bairro Imigrantes, era só animação com um grupo de familiares. Eles já haviam participado de outras caminhadas e, para esta, trouxeram o filho, sobrinhos e uma prima. “Todas foram muito boas e esta também está aprovada”, disse Bernadete durante a parada para descanso. No alto de um morro, tochas iluminavam o local, onde os participantes foram recebidos com malabares e fogos e receberam água e uma fruta. Convidada por Bernadete, Cleodete Caye (64), que mora no Bairro Auxiliadora, também aprovou a caminhada, que fez pela primeira vez. “Maravilhosa”, disse ela, garantindo que à noite não perderá mais nenhuma.
A Caminhada Ecológica, além de proporcionar uma atividade física e de lazer, também visa a despertar a solidariedade nas pessoas. Nesta, a inscrição foi a doação de pacotes de bolacha pelos inscrito, sendo arrecadados 140 quilos. Conforme o secretário de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha, a cada edição uma entidade é beneficiada e desta vez foi a Casa de Passagem do Vale do Taquari. A entrega dos donativos foi feita na segunda-feira. Durante as mais de duas horas de caminhada os participantes receberam apoio da equipe da Smel, também com carro de apoio para qualquer eventualidade que pudesse ocorrer.

- publicidade -