Chromebooks contribuirão no processo de ensino-aprendizado na rede municipal de Teutônia

943
Chromebooks foram entregues nesta semana à Secretaria de Educação/ Crédito da foto: Matheus Prates/ Divulgação

Nesta semana, a Secretaria de Educação de Teutônia recebeu os 90 primeiros Chromebooks que serão destinados às escolas da rede municipal, como forma de agregar no processo de ensino-aprendizagem. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alfredo Schneider do Bairro Teutônia, será o primeiro educandário a receber os equipamentos.

O Chromebook conta com a plataforma Google for Education é já é utilizado por instituições de ensino superior e por escolas particulares. Diante da necessidade de acompanhar esses avanços, a Secretaria de Educação entendeu que a ferramenta será um importante aliado dos professores no dia a dia, e neste sentido traz a novidade para a rede municipal. Os 90 Chromebooks tiveram o investimento de R$ 139.365,00. O valor unitário é de R$ 1.548,50.

Os professores de informática interessados em implantar a ferramenta nos seus educandários de atuação participaram de qualificação ministrada pelo professor Luis Antônio Schneiders, na Universidade do Vale do Taquari (Univates). A partir daí se começou a construir o projeto, que iniciará pela Escola Alfredo Schneider e se estenderá gradativamente a outros educandários.

Conforme o professor de informática da Secretaria de Educação, Fabrício Hartmann, os Chromebooks vêm para atualizar a parte tecnológica das escolas que estão defasadas para as aulas de informática. “Com os Chromebooks, pode-se ter acesso direto à nuvem, proporcionando um ambiente para troca de informações e a aprendizagem colaborativa. Se tem a possibilidade de não ficar preso em sala de aula, utilizando-o em diferentes ambientes como local de ensino e aprendizagem, como o pátio da escola, pois a duração da bateria é de aproximadamente 10 horas. Somente é necessário ter sinal de internet”, frisa.

Hartmann acrescenta que a ferramenta não beneficia somente os alunos, mas também os professores. “Como todos são interligados em uma rede da Google, o Google for Education, o professor pode compartilhar informações com os alunos e todos verão o link de acesso na hora em seus Chromes. Além disso, dá a possibilidade para os professores criarem salas de aula virtuais com o Google Classroom, na qual podem postar informações, atividades, vídeos, entre outras que julgue interessante. As possibilidades são muitas, dependendo somente da determinação dos professores e profissionais que terão a possibilidade de trabalhar com os Chromes”, enaltece.

O secretário de Educação Paulo Brust, coloca que o Chromebook oferece um leque de opções importantes para a formação dos alunos. “É um projeto inovador que estamos trazendo para as escolas municipais. Universidades e escolas particulares já contam com esta importante ferramenta. Nada mais justo que nossas escolas também possuírem esta tecnologia. Importante frisar que o Chromebook não substitui o papel do professor, mas sim, é um aliado no processo de ensino-aprendizagem, ainda mais numa época em que as crianças possuem acesso às ferramentas tecnológicas desde pequenas”, sublinha.

Da mesma forma o prefeito Jonatan Brönstrup, reconhece a importância da ferramenta. “É um grande passo que damos na educação de Teutônia. Cada vez mais é preciso acompanhar os avanços tecnológicos e enxergar neles os benefícios que eles podem proporcionar. O Chromebook vai ao encontro desta ideia e será importante suporte para os nossos professores, que tão bem desempenham o seu papel de preparar os cidadãos do futuro”, frisa.

- publicidade -