Tricampeã da Rústica de Natal de Lajeado é homenageada

1165
Prefeito Marcelo Caumo com a tricampeã da Rústica de Natal de Lajeado, Estela Weber/ Crédito da foto: Layana Schnack/ Divulgação

Tricampeã consecutiva da Rústica de Natal de Lajeado, a lajeadense Estela Weber foi homenageada, nesta segunda-feira (10/12), pelo prefeito Marcelo Caumo em seu gabinete. “Estela. Você representa nossa Lajeado e nos enche de orgulho. Parabéns pela conquista, nossa tricampeã da Rústica de Natal de Lajeado!”, dizia o cartão escrito pelo prefeito. Junto do cartão, o chefe do Executivo lajeadense presenteou a corredora com uma flor.

A tricampeã, Estela Weber

Momento da consagração ao se aproximar da chegada na 29ª Rústica de Natal de Lajeado/ Crédito da foto: Clicrun/ Divulgação

Atualmente com 33 anos, servidora pública municipal, Estela começou a correr em 2016, ano em que venceu e correu pela primeira vez a Rústica de Natal de Lajeado, na categoria geral feminino. A introdução no mundo das corridas ocorreu a partir do convite de uma professora de aulas de treinamento funcional, para uma prova no município de Teutônia. “Uma semana antes da prova comecei a treinar com o objetivo de concluir a prova sem precisar caminhar, e deu certo”, conta. Segundo ela, o que mais a motiva hoje na corrida é que com esforço e dedicação sempre existe uma evolução, e com isso sempre busca melhorar seus tempos. “As distâncias também foram aumentando com o tempo, sendo que a prova mais longa que corri até hoje foi uma maratona, em junho deste ano”, revela.

Sobre os próximos desafios, Estela revela que sua meta é continuar correndo e se desafiando em distâncias maiores para talvez se tornar uma ultramaratonista. Entre os benefícios, a tricampeã afirma que a corrida transformou sua vida para melhor: ganhei muito mais do que saúde, troféus e medalhas…ganhei os melhores amigos da vida, somos uma grande família, vibramos com as conquistas uns dos outros. Acredito que a corrida é o esporte individual mais coletivo que existe.

Com relação ao momento da chegada na 29ª Rústica de Natal de Lajeado, ela conta que ficou muito emocionada. “Participo de corridas em várias cidades, mas correr na minha cidade sempre é um compromisso que exige o meu melhor, ainda mais neste evento tão bacana, organizado com tanta dedicação e carinho”, destaca ela. Além disso, salienta que cruzar a linha de chegada em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo foi muito gratificante. “Costumo dizer que a linha de chagada sempre é a consagração de muito treino, suor e dedicação, independente do resultado”, completa.

O treinamento é rigoroso. Em média ocorre quatro vezes por semana, com reforço muscular em outros dois dias da semana. Para suportar a rotina pesada de treinos, Estela faz acompanhamento nutricional para uma alimentação adequada. Quando questionada sobre o que recomenda a quem planeja começar a correr, a tricampeã é enfática: eu recomendo começar hoje e não desistir na primeira dificuldade, pois nem sempre será fácil. A corrida faz bem para a saúde do corpo e da mente e é altamente viciante.

- publicidade -