Projeto Encaixe de Teutônia prepara 12 jovens para o mercado de trabalho

1210
Primeira turma formada pelo Projeto Encaixe em Teutônia/ Crédito da foto: Larissa Santos/ Divulgação

Preparar os jovens para o mercado de trabalho é o objetivo do Projeto Encaixe, desenvolvido pelo comunicador Fabiano Conte, da empresa Conte Comunicação e Marketing. Especialista em cursos, treinamentos e palestras para empresas e pessoas, Conte trouxe o projeto para Teutônia, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, com o propósito de capacitar 12 jovens, entre 14 e 18 anos, atendidos pelos serviços do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Com quatro encontros realizados nos meses de novembro e dezembro, no Creas, o projeto abordou assuntos como: tendências no mercado de trabalho, elaboração de currículos, como se comportar nas redes sociais, importância do estudo, habilidades de cada pessoa e a preparação para uma entrevista de emprego. Em Estrela, o resultado de projeto semelhante foi satisfatório, dos 210 alunos participantes, 140 já estão inseridos no mercado de trabalho.

Em Teutônia, o programa foi introduzido neste ano como forma de teste. A ideia é que o Projeto Encaixe seja desenvolvido no ano de 2019 e que as empresas e cooperativas sejam apoiadoras, oportunizando vagas de entrevistas para Jovem Aprendiz aos alunos que participaram do programa.

Na tarde da quinta-feira (13/12), ocorreu a formatura da primeira turma do Projeto Encaixe. Na oportunidade foi entregue o certificado do curso aos jovens, e o Cras e Creas, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, entregaram uma caixa de bombom a cada um deles.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama de Teutônia, Jaqueline Musskopf, o programa será um grande diferencial no currículo destes alunos. “Vocês puderam obter ainda mais conhecimento e queremos que outros grupos também adquiram isso. O projeto ajudou vocês a terem uma base do que acontecerá daqui para frente e sabemos o quão importante é preparar os jovens do nosso município para o mercado de trabalho e os obstáculos que futuramente poderão encontrar lá fora”, concluiu.

A psicóloga e técnica de referência do grupo, Adreana Weber, acompanhou todos os encontros e esteve presente na formatura do curso. Adreana acredita que o Projeto proporciona aos adolescentes um espaço muito rico. no qual foi possível obter informações importantes para fortalecê-los em sua trajetória de inserção no mercado de trabalho. “Além disso, eles puderam trocar experiências e falar de suas expectativas. Foram encontros que além da parte teórica, também tiveram vivências de dinâmicas e aprenderam a formatar seu currículo. Certamente participar desse Projeto, deixou eles mais preparados e seguros para os desafios que irão enfrentar”, completou.

A aluna Lidiane Correia de Castro, de 18 anos, gostou de participar do Programa Encaixe. “Ele nos ensinou a como se comportar e se vestir adequadamente no trabalho, nos preparou para o mercado. É um diferencial para nós que teremos a oportunidade de colocar no currículo que fizemos este curso”, finaliza.

> Alunos formados pelo Projeto Encaixe

Gisele Cauna Allebrandt

Samantha da Silva Cardoso

Rafaela Jaíne Scholz

Fernanda Luíza Scholz

Ritieli Almeida Queiroz

Manasséas  Eidelwein

Matheus H. da Rosa Gonçalves

João Carlos Vasconcelos

Yruan G. da Rosa da Silva

Jean Euler Pinheiro

Lidiane Correa de Castro

Willian Gabriel dos Santos

- publicidade -