O primeiro aniversário da Feira Regional de Agricultores Agroecologistas do Bairro Americano foi comemorado nesta segunda-feira (27/05), na Praça João Zart Sobrinho (Praça do Papai Noel). A programação especial contou com a presença do prefeito Marcelo Caumo, dos secretários do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, produtores, consumidores e comunidade. A feira é organizada pela Emater/RS-Ascar, prefeitura de Lajeado, por meio da Sedetag, e conta com o apoio da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) e Associação de Moradores do Bairro Americano.
Para comemorar a data, a feira contou com diversas atividades, como a degustação de produtos e sorteio de cestas de produtos orgânicos. Durante o evento, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) distribuiu sacolas retornáveis mediante a doação de 1 Kg de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados serão posteriormente doados a uma entidade do município.
Há um ano, todas as segundas-feiras, Rosa Vitola (52), funcionária pública estadual, se desloca do Bairro Hidráulica até o Bairro Americano para comprar alimentos saudáveis. “Já faz um tempo que venho consumindo somente produtos orgânicos. Se não tem o que eu procuro aqui, eu nem preparo a salada. Aqui tem muitas opções de produtos”, conta Rosa.
A comemoração de um ano de feira coincidiu com a Semana do Alimento Orgânico, que é uma campanha permanente coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com diversas organizações governamentais e não governamentais. Os objetivos da campanha são a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica. Esses princípios buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos de forma mais harmônica com a natureza e que contribuam para a saúde de todos.
A feira reúne agroecologistas de diversos municípios da região: “Orgânicos do Vale”, com produtores de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Forquetinha, “Defensores da Natureza”, de Arroio do Meio, “Nostro Lavoro”, de Dois Lajeados e “Orgânicos do Alto Arroio Alegre” e “Orgânicos com Saúde”, de Santa Clara do Sul. No início da feira alguns produtores ainda estavam em transição agroecológica, mas hoje todos já completaram o período de conversão e estão em conformidade orgânica, possuindo certificação ou declaração do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Produtor de alimentos há 6 anos, Leandro Lange (44), conta que conseguiu a certificação há cerca de dois anos. Desde o início da feira, Lange, que integra o Orgânicos do Vale, leva suas hortaliças e frutas da época para vender na Praça.
“Produzir orgânicos é só felicidade. O pensamento aqui na feira é o mesmo, e o Bairro Americano e toda comunidade aderiram a essa ideia. É muito gratificante poder oferecer um produto totalmente limpo de qualquer tipo de química. Vejo muitas pessoas procurando por produtos saudáveis, e isso elas encontram aqui”, ressalta Lange.
Os produtores comercializam no espaço da feira verduras, legumes e frutas da época, bem como produtos das agroindústrias familiares, como pães, batata assada, erva-mate, conservas, compotas, geleias e chimias. O município de Lajeado possui atualmente três Feiras Regionais de Agricultores Agroecologistas.
Conheça as feiras agroecológicas em Lajeado:
Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas da Univates
Quando: toda quinta-feira, das 16h30 às 19h30
Onde: estacionamento coberto entre os Prédios 3 e 7, na Univates
Feira de Agricultores Agroecologistas no Shopping Lajeado
Quando: toda quarta-feira, das 16h30 às 20h
Onde: no 1º piso do Shopping Lajeado
Feira Regional de Agricultores Agroecologistas no Bairro Americano
Quando: toda segunda-feira, das 15h30 às 18h30
Onde: na Praça João Zart Sobrinho (Praça do Papai Noel), no bairro Americano