Cãominhada, em Estrela, reúne 200 pets e conscientiza sobre a causa animal

Evento realizado na manhã de domingo, em Estrela, teve cunho solidário, com doação de ração para Aepa

1072
Evento contou com 120 participantes e 200 pets e arrecadou 800 quilos de ração

A temperatura de apenas 4ºC não intimidou as 120 pessoas que levaram seus animais de estimação para a 4ª edição da Cãominhada, realizada no domingo (04/08) pela manhã, em Estrela. Foram 200 pets, de várias raças e portes – muitos com agasalhos para se proteger do frio -, que percorreram com seus donos cerca de 1,5 quilômetro pelas ruas centrais da cidade. Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), o evento, mais do que proporcionar uma atividade para os cães e seus donos e arrecadar doações, busca também, conforme o secretário Júlio Saldanha, promover a discussão sobre a causa animal. Este foi um dos motivos que levaram a professora Angela Engelmann, de Estrela, a mais uma vez participar do evento. Ela marcou presença em todas as edições e, nesta, levou pela primeira vez a Chow Chow Melissa, de 11 anos. “A Cãominhada é uma oportunidade para conscientizar as pessoas a terem mais amor e zelo pelos animais”, diz Ângela, dona da Lepi e Belinha, adotadas por ela. “A adoção é um ato de amor”, reforça, ressaltando que as pessoas precisam se conscientizar em relação ao crescente aumento do abandono.

De Lajeado, a assistente administrativa Micheline Kreutz e a operadora de produção Alini Lenz trouxeram dois dos cinco cães que possuem. Will e Lipe foram adotados por elas. “É prazeroso, vamos passear com eles, mas o principal objetivo de participarmos é poder colaborar com entidades de proteção aos animais. É isto que nos motiva”, afirmam. Micheline e Aline colaboram rotineiramente com a Apama, de sua cidade. Adeptas da adoção, prometem, para o ano que vem, virem acompanhadas também do labrador Bud, junto com Will e Lipe.

A Cãominhada partiu do complexo esportivo em frente ao Parque Princesa do Vale em direção ao centro, passando pela Rua Arnaldo José Diel, Marechal Floriano, Fernando Abott e Bruno Schwertner, retornando ao ponto de partida. Ao final, houve sorteio de prêmios entre os participantes e também o anúncio da foto vencedora do concurso “Meu Dog é 10”. Foram 66 fotos concorrendo, e por votação dos próprios autores, a escolhida foi a da cachorrinha “Maya” de Gabriela Mendel, que recebeu um prêmio oferecido pela Zanella Distribuidora.

O evento arrecadou 800 quilos de ração, doados para a Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa). A inscrição era dois quilos de ração por cão, mas houve a colaboração maior dos participantes. Para a presidente entidade, apoiadora do evento, a parceria com a Smel é muito importante. Segundo Tiane Cagliari, a associação, que abriga em torno de 130 cães no canil e em lares provisórios, necessita de 800kg a 1 tonelada de ração por mês. “Esta parceria é muito importante para que possamos seguir nosso trabalho”, diz.

- publicidade -