Mobilização Municipalista mostra a força dos pequenos municípios

617
Prefeitos da região marcaram presença em Brasília/Divulgação

A região esteve presente no (03/12), em Brasília, na Mobilização Municipalista contra a extinção dos municípios com menos de cinco mil habitantes e arrecadação inferior a 10% da receita total. Hoje, muitos chefes do Executivo seguem na Capital Federal, visitando gabinetes de deputados e senadores, buscando apoio contra a medida.

A manifestação teve a presença do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup. A entidade é contra a proposta do Governo Federal e apoia a mobilização. Conforme o presidente, na região, mais de 20 cidades seriam atingidas pela PEC. “A Amvat avalia que existe uma necessidade muito mais ampla de avaliação de critérios para extinção. Nos municípios com arrecadação relacionada ao setor primário, como é o caso dos municípios do Vale do Taquari, percebemos uma eficiência na aplicação e gestão dos recursos, porém esse valor adicionado não está contabilizado nos 10% de receita própria, mas essa receita é gerada dentro do município”, detalha.

Para o vice-presidente da Amvat e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, a manifestação de ontem, tanto em frente ao Senado como no Congresso Nacional, foi positiva. “Mostramos a força do municipalismo. Em torno de mil municípios participaram e conseguimos mostrar como acontecem as coisas nas nossas comunidades, principalmente evidenciar nossos bons índices de educação e saúde, além da nossa produção primária, tão importante para o Rio Grande e para o país”, observa Kaplan, que permanece nesta quarta-feira em Brasília visitando gabinetes e pedindo apoio pela não extinção.

Além de Brönstrup e Kaplan, a mobilização teve a presença ainda dos prefeitos de Forquetinha, Westfália, Doutor Ricardo, Pouso Novo, Colinas e Boqueirão do Leão. No Vale do Taquari, os municípios com menos de cinco mil habitantes são Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Poço das Antas, Pouso Novo, Putinga, Relvado, Sério, Tabaí, Travesseiro,
Vespasiano Corrêa e Westfália.

- publicidade -