Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo será sábado em Teutônia

Postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h. Primeira fase da campanha contempla crianças e adolescentes de 5 a 19 anos

861
Crédito: divulgação

Neste sábado (15/02), ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, ocasião em que os postos de saúde de Teutônia estarão abertos das 8h às 17h. Primeira fase da campanha contempla crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. A Secretaria de Saúde solicita que os pais tragam o cartão do SUS, documento de identificação e a carteirinha de vacinação. As crianças somente serão vacinadas mediante apresentação do cartão de vacinas.

O sarampo é uma doença grave, podendo levar ao óbito. Portanto, a vacina é a maneira mais eficaz de proteção. Ela estará disponível nos postos de saúde dos bairros Teutônia, Alesgut e Languiru, além do Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 2, no Loteamento 8. A abertura dos postos no sábado, das 8h às 17h, tem o objetivo de facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

A campanha iniciou no dia 10 e segue até o dia 13 de março, sendo que em Teutônia a vacina está disponível nos mesmos postos em que ocorre o Dia D. Todas as crianças e adolescentes de 5 a 19h devem ser levadas a um posto de saúde para atualizar a caderneta de vacinação durante a campanha.

Concomitante à Campanha Nacional contra o Sarampo, o a Secretaria de Saúde do Estado recomenda a avaliação da caderneta de vacinação. Por isso, há a oferta da vacina contra febre amarela, contra o HPV para as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, bem como a avaliação da situação vacinal de febre amarela para os pais, responsáveis e acompanhantes das crianças e adolescentes.

- publicidade -