Univates inaugura Laboratório Cervejeiro em Lajeado

Infraestrutura será utilizada pelo curso Técnico em Cervejaria, pioneiro no Rio Grande do Sul 

785
Inauguração do Laboratório Cervejeiro foi nesta quinta-feira (20/02) / Nicole Morás / Divulgação

Pioneiro no Rio Grande do Sul, o curso Técnico em Cervejaria da Universidade do Vale do Taquari (Univates) inaugurou, na noite desta quinta-feira (20/02), seu Laboratório Cervejeiro, instalado no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). O espaço conta com equipamentos novos e modernos, com excelente tecnologia, que permitem aos alunos desenvolverem, a partir das aulas práticas, o aprendizado sobre o processo cervejeiro, matérias-primas, parâmetros de controle e outras atividades inerentes à profissão.

Na inauguração, o reitor, Ney José Lazzari, destacou que a Univates, por se posicionar como uma Universidade inovadora, investe em iniciativas únicas. “O nosso curso é o primeiro Técnico em Cervejaria do Rio Grande do Sul e, pelo que sabemos, somos a única Universidade com um laboratório cervejeiro, que será utilizado não só pelos estudantes, mas também para ajudar a melhorar processos, produtos e a formação de recursos humanos da área, não só no Estado, mas quem sabe em todo o Brasil”, afirmou.

A diretora de inovação e sustentabilidade da Univates, professora Simone Stülp, salientou a oportunidade de unir a atividade de cursos da Universidade com um ambiente de inovação como o Tecnovates. Já o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, falou sobre a união da Universidade, entidades, empresas e poder público. “O Laboratório Cervejeiro é um dos passos que estamos dando na longa jornada para Lajeado ser referência em áreas estratégicas que começaram a ser definidas há dois anos: alimentos, saúde e automação industrial”, disse.

Por fim, o presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), Diego Machado, falou sobre o mercado da bebida no Rio Grande do Sul. “Temos um mercado pujante, em crescimento. Mas também temos muitas cervejarias penando para crescer. Até 19 de dezembro de 2019 eu não diria que investir em cerveja seria um bom negócio. Porém tivemos uma redução importante na alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Desta forma, está sendo possível reinvestir parte dos recursos das cervejarias, gerar mais emprego e renda e estar no mercado com preços mais competitivos. Hoje eu afirmo que vale a pena ter uma cervejaria”, disse ele.

Machado acrescentou que vê uma grande oportunidade de mercado no Vale do Taquari, ao contrário de outras regiões do Estado que já estão saturadas. “Estou encantando com o campus e muito feliz em ver que, quando saímos da Capital, há muitas coisas boas acontecendo no interior. Vocês têm vontade, força e, agora, capacidade para excelentes cervejas. É um momento propício para o lançamento do laboratório e eu só vi estrutura semelhante fora do país”, finalizou.

O Laboratório Cervejeiro já foi usado em novembro de 2019 pelos estudantes do curso e, de acordo com o coordenador do técnico, professor Mariano Rodrigues, também poderá ser utilizado pelo público. “Caso alguma cervejaria deseje testar uma nova receita, poderá usar o laboratório. Esse serviço irá agregar qualidade às cervejarias da região e do Estado”, afirma.

Durante o evento, também houve apresentação de produtos de empresas vinculadas à Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates): Próbios, Puro Fazer, Químea Ambiental, Alquimista de Sabores, VDKB Kombucha e Podange. Também teve música ao vivo com Conrado Vier, food trucks e exposição de carro elétrico.

Cerveja produzida por estudantes

Durante o evento, houve degustação de duas cervejas produzidas por estudantes do curso Técnico em Cervejaria da Univates: uma American Light Lager e uma Irish Red Ale. O representante da Câmara de Indústria, Comércio e Serviço (CIC) do Vale do Taquari, Fernando Fensterseifer aprovou a cerveja. “Na primeira impressão já é agradável, é uma cerveja bem palatável”, disse ele.

Durante o evento houve degustação de duas cervejas produzidas por estudantes / Crédito: Nicole Morás / Divulgação
- publicidade -