Municípios dos vales do Taquari e Caí programam atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher

602
Programações devem envolver um público superior à cinco mil pessoas / Crédito: Divulgação

Os vales do Taquari e Caí (que integram o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado) programam uma série de atividades, durante o mês de março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que ocorre em 8 de março. Organizada por prefeituras, com o apoio de entidades como Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), movimentos e associações de mulheres, instituições de ensino e financeiras e a própria Emater/RS-Ascar, a programação contará com palestras, encontros, feiras, dias de campo e outras ações que reunirão grande público em cerca de 20 municípios.

Já nesta semana, na sexta-feira (06/03), o município de Capitão promove encontro que comemora os 35º anos do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, que relembrará a história de lutas e conquistas da mulher, discutindo também os desafios atuais nas questões de gênero. O evento inicia às 8h30, no Parque de Eventos de Capitão. No mesmo dia, em Muçum, o Encontro contará com apresentação teatral com a peça Só Para Mulheres, troca-troca de mudas e sementes crioulas e chá de confraternização. A atividade ocorre no Salão Paroquial, a partir das 13h30.

Em Anta Gorda, o evento ocorre no sábado (07/03), no Clube Carlos Gomes, a partir das 13h. Na programação, que conta com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) está prevista a palestra-show Dicas Para Viver Melhor, que será ministrada pelo educador, jornalista e economista, Luiz Carlos Canello. Já em Encantado, a ação ocorre mais para o final do mês, no dia 26 de março, no salão comunitário de Jacarezinho, a partir das 8h30. Na programação haverá palestra com o tema Pinte Sua Vida de Novas Cores, desfile e escolha da Mãe do Ano e baile de confraternização.

No Vale do Caí, o município de Bom Princípio programa encontro no dia 12 de março, a partir das 13h30 na frente da sede da Ecomorango. O evento terá como tema Mãos Femininas que Alimentam o Mundo e consiste em uma tarde de troca, venda e doação de sementes e de mudas, com vista a promover a diversidade alimentar e a segurança e a soberania sobre aquilo que se come. Em Vale Real a atividade será no dia 14 de março, na Sociedade Arroio do Ouro, a partir das 8h. Na ocasião haverá palestra e atividades sobre autocuidado e sobre elaboração de receitas para uma alimentação saudável.

Outros municípios, como Ilópolis, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Dois Lajeados, Estrela (com a presença do Ônibus Lilás), Poço das Antas, Progresso, Roca Sales, Westfália, Capela de Santana, Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Tupandi também programa ações que, juntas com as demais, deve envolver um público superior à cinco mil pessoas. Todas informações sobre as atividades, podem ser obtidas nos escritórios da Emater/RS-Ascar – que atua em convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado -, dos municípios envolvidos.

- publicidade -