Estado decreta situação de calamidade pública e anuncia mais restrições

721
Governador do Estado

O governador do Estado, Eduardo Leite, decretou no final da manhã desta quinta-feira (19/03) situação de calamidade pública, devido à gravidade da pandemia de coronavírus. Com esta ação, novas restrições deverão ser adotadas em todo o RS na tentativa de retardar e reduzir a propagação da doença. O decreto tem aplicação imediata.

O decreto veda o transporte interestadual, estabelece o limite de 50% de capacidade no transporte intermunicipal. Ainda traz restrições ao comércio, como limite de compra de itens essenciais pelo consumidor, e proíbe a prática de preços abusivos devido à situação de excepcionalidade.

A população de risco, que engloba idosos e doentes crônicos, terá um horário específico para fazer compras. Aos shoppings centers, fica determinado o fechamento de todo o comércio não essencial, com exceção de restaurantes, farmácias, supermercados, clínicas e agências bancárias. Em restaurantes, será necessário manter um distanciamento de dois metros entre cada pessoa e reduzir a capacidade de atendimento, a fim de diminuir as chances de disseminação do vírus.

Além disso, determina que o setor de comércio e indústria estabeleça planos de revezamento e alteração de jornadas para reduzir a exposição e o fluxo de trabalhadores.

O governo também publicou um decreto instituindo um Gabinete de Crise, envolvendo vários setores da sociedade separados em comitês específicos. Ele ressaltou, na coletiva de imprensa realizada por meio de transmissão ao vivo no Facebook, no Palácio Piratini, que existe um delay entre o contágio e a confirmação oficial dos casos. “A estimativa é de que uma pessoa contaminada dissemine o vírus para mais três pessoas. Por isso, é importante salientarmos que essas medidas reforçam a situação de urgência que vivemos, não somente em Porto Alegre e na Região Metropolitana, mas em todo o Rio Grande do Sul”, afirmou.

O governador também fez um apelo à população: “Todos que puderem, fiquem em casa. E, mesmo dentro de casa, higienizem os espaços e a si próprios, para evitarmos o contágio. Estamos juntos e vamos superar juntos”.

Fonte das informações: Site do Governo do Estado e Coletiva de Imprensa

- publicidade -