Município de Teutônia vai adquirir testes rápidos para diagnóstico do Coronavírus

2750
Crédito: Júlia Caroline Geib

O município de Teutônia vai adquirir junto a Universidade do Vale do Taquari (Univates), testes rápidos para o diagnóstico do novo Coronavírus (COVID-19). A informação foi divulgada pelo médico do Hospital Ouro Branco, Dr. Humberto de Alencar Oliveira da Costa, em entrevista à Rádio Popular na tarde de terça-feira (24/03). Os materiais permitirão que os testes sejam feitos nos municípios em vez de serem enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). O objetivo, segundo o médico, é poder detectar o vírus com mais velocidade para delinear um mapa estratégico do município e traçar estratégias em parceria com outros órgãos e instituições.

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, confirmou no início da noite a parceria entre o município, Hospital Ouro Branco e a Univates para a aquisição dos testes. Conforme o chefe do Executivo, a instituição de ensino deverá receber cinco mil kit’s de testes rápidos para a COVID-19. A quantidade que será distribuída aos municípios, no entanto, será coordenada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa).

A previsão, segundo o prefeito, é que os primeiros kit’s cheguem à região até o próximo final de semana, e a entrega será de forma escalonada. A chegada desses materiais ajudará o município a dar mais agilidade ao diagnóstico da doença. “Com estes testes rápidos, nós teremos a possibilidade de fazer esta avaliação em algumas horas, e ter o resultado mais rápido possível para montar uma força tarefa” destacou o prefeito de Teutônia.

- publicidade -