Federasul pede ao governador que flexibilize reabertura do comércio

2566
Simone Leite tem agendas constantes com o governador Eduardo Leite (e)

Em reunião presencial na tarde desta terça-feira (07/04), a presidente da Federasul, Simone Leite, solicitou ao governador do Estado, Eduardo Leite, que o governo permita a reabertura do comércio em breve. “Pedimos a flexibilização para a retomada das atividades para a economia girar. Penso que fomos bem! Agora vamos aguardar…”, compartilhou Simone aos pares de diretoria e das entidades empresariais gaúchas. Na segunda-feira (06/04), a líder falou aos deputados estaduais para sensibilizar a importância do processo de reabertura.

A Federasul e as Associações Comerciais de todo o Estado têm se posicionado, desde a semana passada, contrárias ao decreto estadual que manteve as restrições às atividades comerciais até o próximo dia 15 de abril. A preocupação é com os pequenos estabelecimentos, que estão impedidos de abrir. “Não adianta a indústria produzir, por que onde vão vender o seu produto? Só nos grandes supermercados? E os pequenos que precisam manter dois, três, cinco empregos? Onde essas pessoas vão tirar sua subsistência?”, questiona.

Com os deputados estaduais, Simone Leite esteve reunida na segunda-feira (06/04), quando cobrou que “camelôs” estão trabalhando normalmente e o povo comprando, sem gerar impostos, enquanto que o comércio formal está fechado. “Onde está o Ministério Público e a Prefeitura que não enxergam isso?”, cobra.

Grandes hipermercados?

Outra cobrança das lideranças empresariais é com grandes atacados e hipermercados, que possuem a área de alimentação e, portanto, podem funcionar. Todavia, estão também com suas áreas de eletrodomésticos e vestuário abertas, vendendo esses produtos que não são de primeira necessidade, enquanto que lojas específicas estão fechadas. “Agora, o nosso empreendedor, que tem um pequeno comércio, não pode abrir as portas para vender?”, questiona.

“Os presos estão sendo soltos! Daqui a 30 dias, o Rio Grande do Sul sequer terá dinheiro para pagar o parcelamento da folha de pagamento dos servidores que precisam estar nas ruas protegendo a todos nós. É isso que queremos para o Rio Grande do Sul?”, argumenta.

“Mais gente curada do que contaminada”

Simone Leite defende que mais de 300 municípios gaúchos não apresentaram casos confirmados da Covid-19. “Estamos acompanhando os dados e os hospitais não estão superlotados. Tem mais gente nos hospitais de Porto Alegre sendo curados do que entrando contaminados. Precisamos analisar todos os dados. Contra fatos e dados não há argumentos!”, aponta a presidente da Federasul.

“Precisamos flexibilizar as atividades produtivas nesses municípios. Se a Região Metropolitana precisa de um entendimento diferenciado, concordo. Agora, uma paralisação por completo que está acontecendo não é sustentável. Estou falando de forma enfática porque a situação é muito grave”, cobrou Simone Leite dos deputados como representantes da população gaúcha.

- publicidade -