Rio Grande do Sul apresenta bons resultados com medidas de combate ao Coronavírus

1438
Crédito da foto: Anna Shvets / Pexels / Divulgação

São comuns os questionamentos se realmente são eficazes os métodos de combate à disseminação do novo Coronavírus (SARS-Cov2). Se o isolamento horizontal é o mais adequado não há como comparar com outro modelo, que ainda não foi testado. O fato é que o Rio Grande do Sul até agora tem apresentado resultados melhores do que outros estados brasileiros nestes cerca de 45 dias de monitoramento do cenário em nível nacional. Os bons números podem assegurar algumas flexibilizações, desde que haja consciência de parte da população.

Um dos indicadores positivos gaúchos é a incidência de casos a cada 100 mil habitantes. Com indicador 6,15, o RS ocupa a 15ª colocação entre os 27 estados brasileiros.

Também é possível observar que em taxa de letalidade, o Rio Grande do Sul é o 4º melhor estado, com taxa de 2,6%, atrás apenas de Tocantins (0%), Amapá (2,1%) e Distrito Federal (2,4%).

Até o meio-dia desta terça-feira (14/04), o quadro ao lado ilustra 700 casos confirmados no Rio Grande do Sul, em 87 cidades (410 municípios continuam com zero caso).

No total, são 18 óbitos, dos quais 8 estão em Porto Alegre; 2 em Novo Hamburgo e 2 em Passo Fundo; 1 caso em cada uma das seguintes cidades: Encruzilhada do Sul, Ivoti, Alvorada, Marau, Canoas e São Leopoldo.

Em termos de faixa etária, o Rio Grande do Sul registra a maioria dos casos confirmados entre 30 e 39 anos, com 136 casos = 19,43%. Logo a seguir vem o grupo de 60 a 69 anos, com 127 casos confirmados ou 18,14%.

De 20 a 59 anos, somam-se 467 casos, ou seja, mais de dois terços (66,71%) dos casos confirmados.

Todavia, a mortalidade se acentua a partir dos 60 anos. Das 18 mortes confirmadas, 15 foram de pessoas com mais de 60 anos.

A taxa de letalidade para idosos com mais de 80 anos tem sido superior a um terço: 8 de 23 casos resultaram em óbito = 34,78%.

Em seu quadro de atualização, a Secretaria Estadual de Saúde não disponibiliza informações acerca dos casos recuperados.

Veja a seguir, também, o crescimento no número de casos, dia a dia, no Estado, a partir da data de confirmação e também a partir da notificação. O primeiro caso notificado foi em 29 de fevereiro, porém a confirmação do primeiro caso ocorreu dia 9 de março.

Mais abaixo está a curva do Rio Grande do Sul em comparação com os estados de Santa Catarina e Paraná, bem como com os países e estado de fronteira.

- publicidade -