Comércio na região vai abrir no feriado desta quinta-feira

1246
Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer / Arquivo FP

Às vésperas do Dia dos Namorados, comemorado na sexta-feira (12/06), o comércio da região poderá abrir no feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (11/06). O presidente do Sindilojas, Francisco Weimer, destacou que a entidade foi contatada por alguns comerciantes da região para negociar a possibilidade de abertura. Feito o contato com o sindicato laboral, o Sindicomerciários, foi definida a possibilidade de abertura. A ideia é recuperar um pouco das perdas sofridas pelo segmento devido à pandemia.

A negociação foi com o Sindicato de Taquari, abrangendo a região de Teutônia, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Westfália, Imigrante e Colinas. Foi negociado também com o sindicato de Lajeado, que abrange mais oito municípios, e o de Encantado, que são mais dois municípios e com o município de Santa Clara do Sul. Ao todo, são comércios de 17 municípios com autorização de abrir neste feriado.

Weimer destaca ainda que na negociação ficou definida a utilização do banco de horas, cada hora trabalhada compensa duas horas por tratar-se de feriado, mais um auxílio alimentação de R$ 20 para cada trabalhador. “Muita gente foi para casa e ficou acumulando horas para poder ser compensado, esta é uma forma de compensar essas horas e a loja poder abrir sem ter despesa”, explica.

Quem escolhe se abre ou não, são as próprias empresas. Em Teutônia, por exemplo, de acordo com pesquisa da Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CIC) Teutônia, em torno de 65% das lojas deve abrir nesta quinta-feira.

O Sindilojas já negocia com os sindicatos a possibilidade de abrir o comércio também no dia 11 de outubro, domingo que antecede o Dia das Crianças.

- publicidade -