Vale do Taquari não reverte e fica com bandeira vermelha na semana do dia dos pais

2401
Vale do Taquari fica em bandeira vermelha na 13ª semana, de 4 a 10 de agosto / Crédito: Reprodução

Com o habitual atraso, o governo do Estado divulgou – por meio de Live nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (03/08) – o mapa definitivo do Distanciamento Controlado para a semana de 4 a 10 de agosto. Recuperado da Covid-19, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que apenas o Vale do Taquari não conseguiu reverter com o recurso e fica em bandeira vermelha na 13ª semana (4 a 10 de agosto), a semana do dia dos pais. A região critica fortemente a decisão, pois na semana do dia das mães (em maio) também foi classificada em vermelho.

Além do Vale, as regiões de Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre e Passo Fundo terão a semana do dia dos pais em vermelho. No total, seis regiões ficam em vermelho. São 165 municípios, com 5,6 milhões de habitantes, dos quais 65 municípios (302,1 mil habitantes) podem adotar laranja. Capão da Canoa, Palmeira das Missões e Caxias do Sul conseguiram reverter o cenário com os recursos apresentados.

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) vai realizar reunião às 18h30 desta segunda-feira para avaliar a possibilidade de ingressar judicialmente contra o modelo. Outras regiões do Estado tentaram, mas não obtiveram êxito com medidas judiciais. O governador disse compreender o “cansaço das pessoas” com o distanciamento, mas reforçou sua convicção no modelo. Agradeceu ao Judiciário pela compreensão e parceria.

Ao ver o questionamento ao modelo das bandeiras, o governador garante que “continuaremos apostando neste modelo, porque nos fizeram perder menos na economia e sobretudo menos vidas”. Ele citou que o Rio Grande do Sul foi o estado que menos perdeu em receitas entre todos estados das regiões Sul e Sudeste. Também estimou que “se tivéssemos os indicadores de outros estados, poderíamos ter até 8 mil óbitos”.

Entidades empresariais do Vale do Taquari, como a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), já emitiram comunicados de contrariedade com a bandeira vermelha e ao modelo de distanciamento controlado. O grupo também pede maior participação dos prefeitos na gestão do modelo e nas particularidades de cada município e região.

Famurs, regionais e governo se reúnem hoje

Está agendada para esta terça-feira (04/08), uma reunião por videoconferência entre o secretário de Apoio e Articulação do Governo do Estado, Agostinho Meirelles, direção da Famurs e os presidentes das 27 Associações Regionais para dialogar sobre a proposta de alteração no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, proposto pelo Governador Eduardo Leite para a instituição. A Famurs realiza também uma consulta com os 497 prefeitos e prefeitas do RS.

- publicidade -