Vale do Taquari voltará à bandeira laranja no novo mapa de distanciamento

1154
Mapa Preliminar do Distanciamento Controlado para a 14ª semana (11 a 17 de agosto)

Depois de uma semana inteira de batalhas, recursos e debates, o Vale do Taquari retornará para a bandeira laranja na próxima semana, no mapa preliminar do Distanciamento Controlado anunciado no fim da tarde desta sexta-feira (07/08). A notícia vem como alívio para as lideranças regionais e também para os empresários, que precisaram adequar seus negócios nesta semana de bandeira vermelha.

Embora o mapa só entre em vigor na terça-feira (11/08), quando há a redução de risco entra em vigor a partir de 0h (zero hora) de sábado, segundo o modelo do governo do Estado. No caso, a partir da 0h deste sábado (08/08), o Vale do Taquari já poderá adotar as restrições da bandeira laranja.

Isto porque na tarde desta quinta-feira (06/08), o Comitê Estadual de Crise e o Governo do Estado negaram (indeferiram) o pedido de reconsideração feito pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) para que a região voltasse à bandeira laranja.

O novo mapa definitivo será divulgado na segunda-feira e entrará em vigor na próxima terça (11/08) e valerá até a segunda-feira seguinte (17/08). Na Serra Gaúcha, a celebração é pela segunda semana consecutiva com bandeira laranja.

12 regiões em vermelho

Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do Distanciamento Controlado traz 12 regiões em bandeira vermelha. As outras nove regiões se encontram na bandeira laranja. Até domingo (09/08), às 6h, municípios e associações regionais podem apresentar pedidos de reconsideração, que serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira (10/08).

Nesta rodada, o mapa passa a ter 21 regiões. Desmembrada de Porto Alegre, que já se encontrava há várias semanas sob a classificação de risco alto, a 21ª região Covid passou a vigorar na quinta-feira (06/08) e reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce, recebendo o nome de Guaíba.

- publicidade -