É lançado projeto pioneiro de arborização em Teutônia

1205
Crédito: Júlia Caroline Geib

Um trabalho em equipe fez com que saísse do papel um projeto de arborização do município de Teutônia, o Arboriza Teutônia. Ele foi oficialmente lançado na tarde desta quarta-feira (12/08), momento em que as primeiras mudas foram plantadas nas proximidades do centro administrativo. A iniciativa prevê, na etapa inicial, o plantio de 147 mudas de árvores em oito trechos de vias urbanas, sendo que as espécies variam conforme as restrições e possibilidades de cada rua.

Do ato de lançamento do projeto, estiveram reunidos representantes das entidades e órgãos parceiros da iniciativa, como Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL), Comitê de Governança – Eixo Desenvolvimento e Infraestrutura, Certel, CIC Teutônia, além de outras que estão demonstrando interesse na parceria. Na ocasião, foram apresentados detalhes do projeto, sistemática e os passos futuros. Até o dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a ideia é realizar o plantio das 147 mudas previstas na etapa inicial.

A apresentação do projeto foi feita pela subsecretária de Agricultura e Meio Ambiente, Nara Regina Nichterwitz, e pelo coordenador do projeto e vice-presidente da Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, Rudimar Landmeier. Segundo ele, a construção do projeto é a longo prazo, de participação continuada. “Tem o plantio inicial das mudas, e posteriormente, terá a produção de mudas próprias, desde a semente. A ideia é que avance gradualmente, pois árvore não cresce de hoje para amanhã”, explica.

Quem tiver interesse, poderá se dirigir até a sala 14 da prefeitura e retirar um requerimento. Os moradores da rua que tem interesse podem assinar, e retornar com o documento. “A equipe da engenharia verifica a viabilidade no local, e depois fornece o projeto e é feita a abertura, buraco, e toda a preparação. É uma coisa técnica, não dá para fazer um projeto que não esteja adequado a questões de cano de água, de esgoto, cano pluvial, rede elétrica”, detalha Landmeier. Ainda conforme ele, a prefeitura já se encarrega de avenidas principais, mas por rua, as pessoas podem se unir. “Se alguém não quiser árvore em frente a sua casa, é só não assinar, ninguém será obrigado, é bem democrático”, finaliza.

Para mais informações sobre o projeto, confira a edição da Folha Popular deste sábado.

Crédito: Júlia Caroline Geib
- publicidade -