Com muitos sinais de evolução em seu quadro, Lívia Teles deve retornar dos EUA neste sábado

1455
Lívia e a família estão nos EUA desde o final de julho / Crédito da foto: divulgação

Após um ano e meio de muita mobilização e luta, a teutoniense Lívia Teles conseguiu aplicar o medicamento Zolgensma e retorna com bons resultados ao Brasil. O medicamento é o mais eficaz para portadores de Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, como é o seu caso – e também é considerado um dos mais caros do mundo. Para aplicá-lo, a família foi a Boston, nos Estados Unidos da América, no final de julho. A família deve retornar neste sábado (07/11), após três meses, encerrando mais um capítulo da trajetória de Lívia e iniciando outro: o tratamento no Brasil.

A Lívia chegou dia 30 de julho ao solo norte-americano, e no dia 13 de agosto, recebeu o medicamento Zolgensma – ele deveria ser aplicado antes de seus dois anos de idade, celebrados em 23 de outubro. Antes disso, ela realizava a aplicação do Spinraza, medicamento que garantiu até então sua resistência, desenvolvimento e qualidade de vida. Conforme informado por sua mãe, Luana Teles, o retorno está previsto para este sábado, e acontecerá mediante a muitos cuidados para evitar o contágio por Covid-19. Quando chegar em casa, a família ficará de uma a duas semanas em isolamento para sua proteção e dos demais.

A mãe de Lívia, Luana, explica que desde o dia seguinte à aplicação, a família percebeu mudanças em Lívia. “A primeira coisa, e uma das mais importantes, pois colocava ela em risco constante de sufocamento, foi a ausência de secreção nos pulmões. Com isso, não tivemos mais a necessidade de aspirar ela constantemente e de maneira invasiva”, relata a mãe. “Os ganhos musculares e motores dela são muito evidentes. A cada dia ela tem mostrado maior força, agilidade e precisão no movimento das pernas, dos braços e das mãos e também o sustento cefálico dela aumentou significativamente”, celebra.

Para saber mais sobre o retorno de Lívia e o tratamento, confira a edição deste sábado (07/11) da Folha Popular.

- publicidade -