PIM realiza ações alusivas a 11ª Semana do Bebê de Teutônia

Capacitação das equipes e trabalho de conscientização às famílias atendidas tem ocorrido de forma virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus

617
Os cuidados com a primeira infância são a norteiam a Semana do Bebê / Crédito da foto: Divulgação

Tradicionalmente no final de novembro ocorrem ações alusivas à Semana do Bebê, organizadas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Teutônia. Este ano, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não foi possível realizar atividades presenciais. Mas, nem por isso a 11ª edição da Semana do Bebê não passou em branco, tendo ações de forma virtual para atingir, especialmente, as famílias atendidas pelo PIM.

Desta forma, o visitador Nilo Liessem gravou um vídeo falando sobre a importância dos estímulos nos primeiros anos de vida. Já a enfermeira Roseléia Halmenschlager gravou um vídeo que informa sobre o teste da linguinha, da orelhinha e a importância da amamentação. Este material está sendo distribuído pelo visitadores para as famílias atendidas pelo programa por meio das redes sociais e pelo WhatsApp.

Além das famílias, os visitadores do PIM também estão recebendo qualificações. A primeira ocorreu no dia 3 de dezembro, sobre a caderneta da criança e cartão da gestante. A palestra foi ministrada pela enfermeira Roseleia Halmenschlager, sendo o encontro realizado no Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro.

Já no decorrer desta semana, a equipe do PIM está participando, de forma virtual, da  18ª Semana Estadual do Bebê, que acontece entre o dias 6 e 12 de dezembro. A programação do evento conta com o 14º Seminário Internacional da Primeira Infância, com o tema “Primeira Infância em tempos de coronavírus”, que será realizado das 9h30 às 11h30 dos dias 09 e 10 de dezembro, além da cerimônia de premiação do 10º Prêmio Salvador Celia, no mesmo horário do dia 11 de dezembro.

Os três eventos serão realizados de maneira virtual, por meio de transmissão online pelo site do PIM (pim.saude.rs.gov.br/site), Facebook do PIM (facebook.com/PIMRS), Facebook da Secretaria Estadual da Saúde (facebook.com/SecretariadaSaudeRS) e YouTube da Secretaria Estadual da Saúde (youtube.com/user/acsSESRS). Assim, a comunidade também poderá acompanhar os temas discutidos.

A monitora do PIM de Teutônia, Aline Fritsch, reforça a importância dos cuidados com o bebê desde a gestação. “É na primeira infância, nos primeiros anos de vida que tudo acontece. As primeiras experiências das crianças, os vínculos que elas criam com seus pais e cuidadores, a aprendizagem afeta profundamente no seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Por isso, realizamos a Semana do Bebê, que já faz parte do calendário de eventos do nosso município”, enfatiza.

Equipe do PIM está recebendo capacitações / Crédito da foto: Divulgação
- publicidade -