Executivo de Teutônia visita usina asfáltica de Roca Sales

Comissão do Executivo visitou município com projeto pioneiro de asfaltamento

612

A Administração Municipal de Teutônia realizou uma comitiva, representada pelo prefeito Celso Aloísio Forneck, a vice-prefeita Aline Röhrig Kohl, o Secretário de Obras, Viação e Transportes, Werner Wiebusch, e o Chefe de Gabinete, Sirio de Castro, para visitar a prefeitura de Roca Sales e conhecer o projeto pioneiro no Estado, a implantação de uma Usina Asfáltica própria do município. O objetivo foi conhecer novas alternativas de asfaltamento, o processo de fabricação, de pavimentação e a qualidade e durabilidade do serviço.

O projeto de asfaltamento ocorre através de parceria firmada entre o poder público e os munícipes. Neste contexto, o município disponibiliza o serviço e a contrapartida dos moradores da rua é a matéria-prima. O projeto e sua execução são todos administrados e executados pelos servidores públicos municipais, dispensando a contratação de empresas terceirizadas. Há uma equipe técnica qualificada, com profissionais de diversas áreas, responsável pelos processos de produção e execução da pavimentação. A diferença entre a pavimentação convencional contratada por empresa especializada e esta realizada em Roca Sales é o tipo de material, pois o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é substituído pelo asfalto pré-misturado a frio. 

O prefeito Celso Aloísio Forneck ressaltou a importância de buscar outras alternativas para a realizações de serviços que sempre foram feitos da mesma maneira. “Há tantos avanços, tantas alternativas disponíveis no mercado, e cabe a nós, gestores públicos irmos atrás dessas inovações, analisar as opções, o custo/benefício e decidir de qual forma o recurso público será melhor investido, a fim de proporcionar sempre mais, com menos, desde que com segurança e qualidade. Visitamos a usina a fim de conferir os resultados que o município de Roca Sales já teve, desde quando implantou o projeto. O principal benefício identificado foi a redução considerável do valor de investimento e a agilidade do serviço prestado à população”, destaca.

- publicidade -