Prefeitura de Lajeado inicia fiscalização do cumprimento de decretos

620
Crédito da foto: Giovani Marasca / Divulgação

A noite desta quinta-feira, 25/2, deu início às novas ações de fiscalização da Prefeitura de Lajeado. Os fiscais da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), da Vigilância Sanitária (Visa) em conjunto com a Polícia Civil e a Brigada Militar realizaram uma operação integrada com o objetivo de verificar o cumprimento dos decretos municipais e estaduais.

A ação, que iniciou às 19h, tinha como foco fiscalizar o cumprimento das regras para atividades e estabelecimentos, bem como evitar aglomerações e garantir o distanciamento social. As principais vistorias foram sobre os horários de atendimento presencial, que deve ser encerrado às 20h, e a circulação de pessoas em parques e praças. No total, 38 locais foram fiscalizados e dois estabelecimentos receberam orientações.

As ações de fiscalização seguirão ocorrendo durante o final de semana para assegurar que não ocorram aglomerações. Segundo o Decreto Municipal 11.964/2021, a partir das 18h desta sexta-feira, 26/2, fica proibido o funcionamento de todos os estabelecimentos, exceto: serviços públicos essenciais, serviços de assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares, farmácias e drogarias, mercados, supermercados, hipermercados, padarias, açougues, fruteiras e centros de abastecimento de alimentos, imprensa, postos de combustível, serviços veterinários de urgência e processamento de dados.

PARA DENUNCIAR:

– As denúncias de aglomerações devem ser feitas diretamente para os telefones 190 e 197, da Brigada Militar e Polícia Civil, respectivamente. 

– As denúncias de estabelecimentos que estiverem descumprindo os Decretos deverão ser feitas exclusivamente via WhatsApp para o número 98024-7188. Esse canal irá apenas receber mensagens e encaminhar à fiscalização, não atendendo ligações.

Crédito da foto: Giovani Marasca / Divulgação

- publicidade -