Futsal gaúcho estará unificado em 2021

A unificação do futsal gaúcho deve ser uma realidade em 2021. Apenas a pandemia pode evitar a concretização de uma construção iniciada em setembro do ano passado, durante jantar pós-jogo Assoeva e Pato Futsal, pela Liga Nacional de Futsal.

A aproximação da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) e da Liga Gaúcha de Futsal (LGF) foi confirmada pelo presidente da Federação, o venâncio-airense Vianei Batista Hammes, em entrevista ao programa Bola na Trave da Rádio Popular FM nesta quarta-feira (3/3).

“O objetivo da minha intervenção é trabalhar pela unificação e acabar com essa divisão. Entendemos que o futsal só vai ser forte se estiver unificado e todos puxando para o mesmo lado. Aqueles que quiserem, a unificação vai acontecer”, disse o dirigente.

Vianei Batista Hammes / Crédito: Arquivo Pessoal

Hammes era vice-presidente e se lançou candidato a presidente no início de fevereiro de 2021, contra o então presidente Ivan dos Santos. Hammes incluiu o presidente da Liga Gaúcha, Nelson Bavier “Nelsinho”, como tesoureiro em sua chapa na FGFS.

Vianei Hammes recorda que no início de 2021 o ritmo acelerou, a partir de denúncias de irregularidades na gestão da FGFS. “Denúncias que a gente nem tinha conhecimento”, afirmou.

Reconheceu que “há trâmites judiciais” por superar, já que Ivan dos Santos ainda quer continuar como presidente. “A cada dia perde força nesse sentido”, ponderou.

“Estamos bem afinados, Federação e Liga Gaúcha, tanto que nomeamos o Nelsinho como diretor administrativo e financeiro da Federação”, salientou Hammes.

Ouça a entrevista de Vianei Batista Hammes no Bola na Trave.

Série Ouro unificada

A situação está tão avançada que as duas entidades já trabalham no Gauchão de Futsal – Série Ouro. No sábado (28/2) houve uma reunião virtual com os clubes da Série Ouro da Federação e da Liga Gaúcha 1.

As equipes interessadas em participar têm até hoje (3/3) para confirmar. Estão aptos os times que jogaram a Liga Gaúcha 1 (LGF) e a Série Ouro (FGFS) no ano de 2019.

A expectativa dos dirigentes é atingir 20 ou mais participantes. Dependendo da quantidade de equipes, a primeira fase poderá ser regionalizada e dividida em chaves. A projeção é iniciar a competição no primeiro fim de semana de junho e concluir até meados de dezembro.

Depois da elite, a intenção é avançar. Serão abertas inscrições para as séries Prata e Bronze, bem como categorias de base. As competições de 2020 não finalizadas também terão atenção das duas diretorias.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Estrela definiu finalistas da Série Prata

O Distrito de Costão sediou os jogos de volta da fase semifinal da Série Prata do Campeonato Municipal de Estrela, na tarde deste domingo...

Primeira final do Intermunicipal é adiada

As condições do gramado do campo do Flamengo de Westfália estão bastante prejudicadas, com água empoçada em praticamente toda área de jogo. A situação...

Ativa Teutônia abrirá Municipal de Futsal com 12 clubes

Na noite desta segunda-feira (15/6), na sede do GR Canabarrense no Bairro Canabarro, foi realizada a reunião técnica com lançamento do 1º Campeonato Municipal...

Aprovada criação do Departamento da Mulher em Imigrante

Os vereadores de Imigrante aprovaram nove projetos de lei durante a sessão ordinária realizada na noite de quarta-feira (10/6). O destaque foi a criação...