Em meio a pandemia, também devemos combater a Dengue

845
Arquivo FP

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação do coordenador da Vigilância Sanitária de Teutônia, Evandro Borba, na manhã deste sábado (17/4). Ele falou sobre os cuidados com a Dengue e a proliferação do mosquito transmissor, mesmo em meio à pandemia.

Conforme o coordenador, o monitoramento do mosquito da Dengue em Teutônia é preocupante. Neste ano no estado do Rio Grande do Sul, com a grande estiagem que se teve, e através de pesquisas, se relatou que no momento que as pessoas guardam a água da chuva por conta da estiagem, há uma proliferação de criadouros de mosquitos.

Para evitar o Aedes aegypti, Evandro destaca que a comunidade deve principalmente revisar semanalmente seus pátios. Muitas vezes se encontra lixo, onde a água fica depositada e o mosquito coloca seus ovos. No momento que chover, em 30 minutos inicia a formação larval e após 7 a 12 dias o mosquito já circula no ambiente.

O coordenador ressalta que o cuidado deve partir do individual para depois observar o coletivo. O Aedes vem recebendo uma atenção especial por conta das doenças que ele transmite, como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, precisando ser eliminado. Isto é importante, pensando nas gerações futuras.

No momento que a pessoa percebe que há água acumulada, é importante que elimine esta água. Em último caso, de acordo com Evandro, é possível aplicar uma solução de água sanitária, desde que seja algo a ser feito semanalmente. Outro cuidado essencial é utilizar o repelente sempre que for para algum local desconhecido. Nas residências, se há muita incidência de mosquitos, pode-se colocar telas milimetradas de plástico, em portas e janelas, eliminando a possibilidade de mosquitos dentro de casa.

Neste momento de bandeira preta, a vigilância sanitária teve que diminuir a entrada em residências, para manter a saúde dos agentes. Folhetos explicativos estão sendo deixados nas casas, com explicações das ações a serem feitas. Durante o Drive-thru de vacinação contra a Covid-19 nesta manhã no pavilhão multiuso, as equipes que lá estiverem estarão entregando também folhetos com os perigos da Dengue.

Convidado: Coordenador da Vigilância Sanitária de Teutônia, Evandro Borba
Data: 17/04
Assuntos:
– Situação da Dengue é preocupante;
– Estiagem;
– Ações que a comunidade deve ter para evitar o Aedes;
– Ações desenvolvidas a partir da Vigilância Sanitária;

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -