Em meio a pandemia, também devemos combater a Dengue

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação do coordenador da Vigilância Sanitária de Teutônia, Evandro Borba, na manhã deste sábado (17/4). Ele falou sobre os cuidados com a Dengue e a proliferação do mosquito transmissor, mesmo em meio à pandemia.

Conforme o coordenador, o monitoramento do mosquito da Dengue em Teutônia é preocupante. Neste ano no estado do Rio Grande do Sul, com a grande estiagem que se teve, e através de pesquisas, se relatou que no momento que as pessoas guardam a água da chuva por conta da estiagem, há uma proliferação de criadouros de mosquitos.

Para evitar o Aedes aegypti, Evandro destaca que a comunidade deve principalmente revisar semanalmente seus pátios. Muitas vezes se encontra lixo, onde a água fica depositada e o mosquito coloca seus ovos. No momento que chover, em 30 minutos inicia a formação larval e após 7 a 12 dias o mosquito já circula no ambiente.

O coordenador ressalta que o cuidado deve partir do individual para depois observar o coletivo. O Aedes vem recebendo uma atenção especial por conta das doenças que ele transmite, como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, precisando ser eliminado. Isto é importante, pensando nas gerações futuras.

No momento que a pessoa percebe que há água acumulada, é importante que elimine esta água. Em último caso, de acordo com Evandro, é possível aplicar uma solução de água sanitária, desde que seja algo a ser feito semanalmente. Outro cuidado essencial é utilizar o repelente sempre que for para algum local desconhecido. Nas residências, se há muita incidência de mosquitos, pode-se colocar telas milimetradas de plástico, em portas e janelas, eliminando a possibilidade de mosquitos dentro de casa.

Neste momento de bandeira preta, a vigilância sanitária teve que diminuir a entrada em residências, para manter a saúde dos agentes. Folhetos explicativos estão sendo deixados nas casas, com explicações das ações a serem feitas. Durante o Drive-thru de vacinação contra a Covid-19 nesta manhã no pavilhão multiuso, as equipes que lá estiverem estarão entregando também folhetos com os perigos da Dengue.

Convidado: Coordenador da Vigilância Sanitária de Teutônia, Evandro Borba
Data: 17/04
Assuntos:
– Situação da Dengue é preocupante;
– Estiagem;
– Ações que a comunidade deve ter para evitar o Aedes;
– Ações desenvolvidas a partir da Vigilância Sanitária;

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Colisão entre carros é registrada na Rota do Sol, em Boa Vista do Sul

Uma colisão entre dois automóveis foi registrada por volta das 17h desta quarta-feira (24/6), no km 82 da RSC-453, a Rota do Sol, em...

Estrada Geral Garibaldi terá trânsito totalmente bloqueado entre Imigrante e Boa Vista do Sul

A Prefeitura de Imigrante informou que o trânsito na Estrada Geral Garibaldi será totalmente interrompido entre a tarde desta quinta-feira (25/6) e o meio-dia...

Polícia Civil prende condenado por homicídio em Soledade

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (24/6), um homem de 38 anos condenado pelo crime de homicídio em Soledade. A prisão foi realizada...

Terra Forte entrega primeiros cartões a beneficiários de Fazenda Vilanova

Os primeiros cartões do Programa Operação Terra Forte foram entregues nesta segunda-feira (22/6) aos agricultores de Fazenda Vilanova No municipio, 14 agricultores familiares foram...