Morre fundador do jornal “O Informativo do Vale”

1460
Crédito da foto: Lidiane Mallmann / Divulgação

Próximo de completar 91 anos, na próxima sexta-feira (23/4), morreu nesta segunda-feira (19/4), o fundador do jornal “O Informativo do Vale”, Oswaldo Carlos van Leeuwen. Ele estava internado no Hospital Bruno Born.

Nascido em São Francisco de Paula, iniciou sua caminhada na comunicação como radialista, ainda na Serra Gaúcha. Nos microfones ou como gestor de grandes empresas de comunicação, acabou chegando ao Vale do Taquari, onde constituiu família, teve os filhos Paulo Alceu e Jussara, ficou viúvo, voltou a casar, desta vez com Ivone Villa, que lhe cuidou até os últimos minutos, e teve mais um filho, Guilherme.

Em 8 de maio de 1970 fundou O Informativo do Vale, onde atuou até passado das 85 anos, cumprindo horário regular e sendo um dos primeiros a chegar na empresa. Ao completar 90 anos, em videochamada com sua equipe, ainda disse: “Nós vamos superar qualquer dificuldade que possa vir a aparecer”.

Foi professor de português e história universal, gerente das rádios Alto Taquari de Estrela e Independente de Lajeado, fundador de várias empresas de diferentes ramos, sendo da área da comunicação: O Informativo do Vale, diário com sede em Lajeado; O Informativo de Arroio do Meio; semanário O Informativo de Teutônia; O Alto Taquari de Arroio do Meio; Nova Geração de Estrela; e Rio Vale de Santa Cruz do Sul.

Também instituidor e presidente da Fundação Oswaldo Carlos van Leeuwen, que manteve, por anos, o canal 45 da TV Educativa e o canal 20 da NET, com a TV Informativo. Um de seus sonhos ainda foi realizado em novembro de 2020, a rádio web Informativo do Vale. Destaque também na participação comunitária, recebeu, ao longo de sua carreira, 54 títulos, entre menções, prêmios, comendas e medalhas.

- publicidade -