Trabalhadores da educação do RS serão imunizados com novos lotes de vacinas contra a Covid-19

572
Novo lote de AstraZeneca chegou nesta quarta feira (2/6). Crédito da foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

As 356.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz enviadas ao RS na tarde desta quarta-feira (2/6), somadas às 38.610 vacinas da Pfizer previstas para chegar às 14h de quinta-feira (3/6), serão utilizadas para deflagrar a vacinação dos trabalhadores da educação no Estado. Também serão destinadas doses para completar a vacinação dos trabalhadores portuários e pessoas com comorbidades, e para avançar na imunização dos deficientes permanentes. A decisão foi pactuada, na tarde desta quarta-feira (2/6), pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por Estado e municipios.

As secretárias da Saúde, Arita Bergmann, e da Educação, Raquel Teixeira, participaram da reunião com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) que definiu a destinação das doses.

“Considerando os trabalhadores da educação já vacinados em diversos municípios, que somam cerca de 66 mil no Estado, mais o quantitativo de quase 30 mil doses que iremos distribuir agora, vamos atingir praticamente a metade (49%) desse público prioritário, que tem cerca de 190 mil pessoas no RS, segundo a estimativa do Ministério da Saúde”, explica a secretária Arita Bergmann.

A secretária Raquel acredita que a vacinação dos trabalhadores da área da educação, além de imprescindível, “trará serenidade e mais segurança no retorno às aulas no Estado”. Devem se vacinar, em ordem de prioridade, trabalhadores de creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e trabalhadores da educação do ensino superior.

Municípios que conseguirem finalizar a imunização dos grupos das comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas em situação de rua, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade e trabalhadores da educação podem seguir avançando na lista de prioridades, com o acréscimo, de forma concomitante, da vacinação por idade da população em geral (59 a 18 anos).

Outra definição da CIB, após relatos das secretárias de saúde de Caxias do Sul e de Passo Fundo sobre mortes de hipertensos não-vacinados e dificuldades no avanço da imunização das comorbidades, foi que o Estado iria avaliar a liberação da vacinação dos hipertensos leves. 

A distribuição das vacinas AstraZeneca e Pfizer às 18 coordenadorias regionais de saúde, que encaminham as doses aos municípios, será realizada na próxima sexta-feira (4/6).

- publicidade -