Estrela supera a marca de 40% de vacinados contra a Covid

Maior etapa até então imunizou mais de 1,2 mil estrelenses e colabora para os mais de 12,3 mil vacinados com a primeira dose

551
Mais de 1,6 mil pessoas foram imunizadas nas duas últimas etapas, muitas delas em razão da nova faixa etária: 50 anos ou mais / Crédito da foto: Elis Origuella / Prefeitura de Estrela

O Governo de Estrela deu sequência, no sábado (12/6) do Dia dos Namorados, e nesta segunda-feira (14/6), à campanha de vacinação contra a Covid-19. Mais de 1,6 mil pessoas foram imunizadas nas duas etapas, o que fez o município alcançar a marca de 12.386 estrelenses com a primeira dose (D1) e 5.556 com a segunda dose (D2). Considerando a população estimada do município acima dos 18 anos, o montante representa mais de 40% da população, e o percentual deve crescer ainda mais significativamente nos próximos dias.

Município já totaliza mais de 12,3 mil pessoas vacinadas / Crédito da foto: Elis Origuella / Prefeitura de Estrela

A etapa de sábado (12/6), a primeira para pessoas com limite de idade dos 50 anos, levou a uma grande mobilização no Parque Princesa do Vale desde as primeiras horas da manhã, tanto por parte de equipes da Secretaria Municipal da Saúde e voluntários como dos candidatos à imunização, que formavam, fila antes desde cedo, antes da abertura dos portões.

Para desfazer a procura mais rapidamente, a organização chegou a formar três filas simultâneas de cadastramento e aplicação das vacinas. Ao todo foram 1.239 doses aplicadas, um recorde até então, sendo que a maior mobilização havia ocorrido e no dia 20 de maio, quando 705 pessoas receberam a D2 da CoronaVac.

Já nesta segunda-feira (14/6) a imunização foi a primeira voltada exclusivamente à classe dos motoristas profissionais. Entre as exigências para o respectivo grupo está apresentar a CNH categoria C, D, E ou comprovante de vínculo com a empresa. Ao todo foram 388 vacinados, número que só não foi maior porque muitos possíveis candidatos à imunização já se encaixaram em outras etapas, como por exemplo idade superior a 50 anos.

Próximas etapas

Sábado registrou a maior etapa realizada até então em Estrela / Crédito da foto: Elis Origuella / Prefeitura de Estrela

Na quarta-feira (16/6) a sessão será destinada aos mesmos grupos gerais até então, em uma nova oportunidade a quem ainda não pôde comparecer. A idade imite será dos 50 anos ou mais; e demais classes como professores; motoristas; pessoas com comorbidades acima dos 18 anos; Síndrome de Down; estar vivendo com HIV/Aids; ou deficiência permanente. A etapa ocorrerá no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, no modelo drive thru. Quem for a pé ao Parque será vacinado a partir das 9h.

Será organizada uma fila e mantido o distanciamento social. Entre as exigências ir com máscara, mesmo quem estiver nos veículos. Levar identidade ou CPF e comprovante de residência. Para pessoas com comorbidades e demais especificidades acima dos 18 anos, é exigida receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a mesma (com CID, especificada a patologia).

Dependendo da procura, a Secretaria da Saúde poderá abrir nova data geral na sexta-feira (18/6) e outra no sábado (19/6), inclusive determinando a redução de idades, para 45 ou 40 anos.

Públicos específicos

Além das vacinações no Parque Princesa do Vale, a SMS dá sequência às etapas destinadas a públicos específicos, realizadas na Unidade Básica de Saúde, no Bairro Oriental. Nesta terça-feira (15/6) será realizada a vacinação de gestantes, e na quinta-feira (17/6) a segunda dose (D2) do imunizante da CoronaVac, para pessoas que serão comunicadas pessoalmente pela equipe de saúde.

- publicidade -