Fila de espera por cirurgia de Colecistectomia é zerada em Teutônia

Pacientes aguardavam desde o final de 2016 por cirurgia de retirada de vesícula biliar

705
Crédito da foto: Divulgação

No final do mês de julho o município de Teutônia zerou a fila de espera de pacientes aguardando por procedimentos cirúrgicos para retirada de vesícula biliar. Esses pacientes já haviam passado por avaliação com especialista, o qual identificou a necessidade e encaminhou para cirurgia. A fila estava represada desde o final do ano de 2016, e além destes pacientes, o município incluiu todos que já haviam consultado até julho de 2021. Essas cirurgias foram realizadas, junto ao Hospital Ouro Branco, através do Ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS), sem uso de emendas parlamentares.

As pessoas que têm diagnóstico de doença na vesícula e possuem encaminhamento para consulta com cirurgião, devem aguardar a avaliação com especialista, para posterior agendamento cirúrgico. 

Assim que o município começar a receber as emendas parlamentares, a equipe de saúde dará início a liberação de mais cirurgias represadas, e entrará em contato com os pacientes, de acordo com a ordem cronológica dos cadastros e/ou por critério de urgência.

Entre os meses de maio e julho deste ano foram realizadas mais de 150 cirurgias eletivas, nas seguintes especialidades otorrinolaringologia, proctologia, traumatologia, vascular e cirurgia geral.

O prefeito, Celso Aloísio Forneck, destacou a importância desta retomada. “Agradecemos o empenho da equipe da Secretaria de Saúde, que com muito trabalho e negociação alcançou este resultado. Alguns destes pacientes aguardavam há quase 5 anos pela cirurgia, com crises de dor. É gratificante saber que estamos conseguindo melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, ressalta.

A vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, destacou a importância desta mobilização em prol da saúde. “Sabemos o quanto é importante esta mobilização em prol das cirurgias, pois são pessoas que aguardam há anos por uma melhor qualidade de vida. Só temos a agradecer a toda a equipe pelo trabalho. Em breve, com a chegada das emendas, iremos reduzir ainda mais essa fila de espera, também em outras especialidades”, afirma.

Resumo

A Secretaria de Saúde de Teutônia reforça que a lista zerada é de cirurgias já agendadas e da fila de espera.
O que existe é uma lista de espera por consultas com médico especialista para a área de vesícula biliar. A partir das consultas, podem surgir novas cirurgias. Estas serão atendidas se o médico indicar o procedimento cirúrgico.
Portanto, são duas filas separadas: as de cirurgia (zerada) e as de consulta (aguardando).

- publicidade -