Metade da população de Estrela está imunizada contra a Covid-19

Município ultrapassou a barreira dos 50% da população com as duas doses

1373
Mesmo em meio a um feriado, 1,3 mil pessoas buscaram fechar a imunização / Créditos da foto: Divulgação / Prefeitura de Estrela


A manhã de sábado (4/9) foi de grande movimentação no Parque Princesa do Vale, onde o Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nova etapa de vacinação contra a Covid-19. Ela fechou uma semana onde milhares de pessoas foram imunizadas.

No sábado (4/9), mais de 1.117 pessoas compareceram para receber a segunda dose (D2) da AstraZeneca, a mais aplicada no primeiro semestre. Foi o mesmo público-alvo, só que avançando em mais uma faixa etária, que marcou presença no Parque nesta segunda-feira (6/9), quando outras 264 pessoas completaram o ciclo imunizador. Eram aguardadas 388, mas por ser esta etapa realizada em meio a um feriado, já era esperado que a procura fosse menor.

Também são os vacinados com a AstraZeneca que possuem novas etapas da D2 agendadas para quarta-feira (8/9) e sábado (11/9), conforme marcado nas carteiras de vacinação cedidas quando realizada a D1. A mesma ocorrerá no Parque e, como de costume, das 8h às 12h, permitindo drive thru e vacinação a pé.

Pfizer e atrasados

A quinta-feira (9/9) será um pouco diferente. Está agendada etapa da D2 da Pfizer, e por esse imunizante exigir cuidados especiais com refrigeração e ter menor número de pessoas a serem vacinadas, ocorrerá na Unidade Básica de Saúde/Posto Central, das 8h às 11h. A equipe de Saúde responsável pela campanha em Estrela abrirá a ocasião para aqueles que estão em atraso com a D2, independente do imunizante – AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer –, também compareçam ao local para completarem o ciclo.

Primeira dose

Já na sexta-feira (10/9) o público-alvo e o objetivo serão outros: primeira dose (D1) para todos com 18 anos ou mais que ainda não a realizaram. A etapa transcorrerá no Parque Princesa do Vale, respeitando as regras e horários de costume, além da obrigatoriedade de se estar com máscara, de posse de documento de identidade que possua CPF e de um comprovante de residência.

Quanto a D1 para jovens entre 12 e 17 anos sem comorbidades, a Equipe de Vacinação de Estrela aguarda orientações da Secretaria Estadual como as doses para definir o seu calendário.

Números

Até então, Estrela soma 23.588 cidadãos com a D1, aproximadamente 88% do público-alvo, hoje estimado em 26,9 mil pessoas com 18 anos ou mais, incluindo os adolescentes entre 12 e 17 anos que possuem comorbidades. E o número de vacinados por completo subiu para 13.462, o que já representa cerca de 50% da população imunizada com a dose complementar ou única.

Mais informações pelo WhatsApp 9 9127-9045.

- publicidade -