Berçários de Escolas de Educação Infantil de Lajeado retornarão na próxima terça-feira

541
Créditos da foto: Divulgação


Na próxima terça-feira (21/9), será retomado o atendimento de berçários nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Lajeado. Essas turmas não estavam sendo atendidas desde o início da pandemia em razão da dificuldade de manter os protocolos obrigatórios contra a Covid-19 e da falta de profissionais da educação para a retomada. Cerca de 220 bebês, entre 4 a 11 meses, voltarão aos educandários.

Das 14 EMEIs que têm berçário no município, 11 retornarão em horário integral, funcionando das 6h30 às 18h30 (veja lista abaixo). A EMEI Criança Feliz do Bairro Campestre, retorna somente com o turno da manhã no horário das 6h30 às 12h30. Não retornarão neste momento os berçários das EMEIs SER do Bairro Santo Antônio e Recanto Infantil do Bairro Moinhos.

A secretária da Educação, Adriana Vettorello, explica que a prefeitura está encontrando dificuldade para contratar profissionais da educação para normalizar o atendimento em toda a rede municipal.  

“Embora sejam diariamente chamados, a não aceitação por parte desses profissionais se deve pela localização das escolas, falta de transporte e curto período do contrato. A expectativa é que, conforme novos professores forem contratados, vamos normalizar o atendimento em todas as escolas”, explicou a secretária.

Outra novidade é que os alunos que frequentam os Projetos Vida no turno inverso do ensino regular agora voltaram a permanecer durante o horário do meio-dia no Projeto, como acontecia antes do início da pandemia. Os Projetos Vida irão abrir inscrições para novos alunos que desejarem ingressar de forma integral a partir do dia 27/09/2021. 

Além disso, a segunda-feira também ficará marcada pelo retorno das atividades de contraturno escolar em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), que oferecem oficinas e atividades esportivas aos alunos. É o caso da EMEF Guido Arnoldo Lermen, que receberá as turmas do pré ao 2º ano, e da EMEF Universitário com as turmas do pré no turno da tarde e do 2º ano no turno da manhã. As EMEFs Santo André e São Bento, que também ofereciam essas atividades, não retornarão neste momento. 

Veja quais serão as EMEIS que retornarão com o berçário em turno integral:

– Cantinho da Alegria – Bairro Universitário

– Cantinho Mágico – Bairro Santo Antônio

– Criança Esperança – Bairro Conservas

– Entre Amiguinhos – Bairro São Cristóvão

– Jeito de Criança – Bairro Moinhos d’Água

– Mundo Encantado – Bairro Morro 25

– Mundo Mágico – Bairro das Nações

– Primeiros Passos – Bairro Centenário

– Risque e Rabisque – Bairro Centro

– Sabor de Infância – Bairro Igrejinha

– Fazendo Arte – Bairro Florestal

EMEI que retornará no turno da manhã:

– Criança Feliz – Bairro Campestre

Não retornarão neste momento as EMEIs:

– SER – Santo Antônio

– Recanto Infantil – Bairro Moinhos

- publicidade -