Balanço positivo para a 3ª Semana Farroupilha de Estrela

Foram sete dias de diversificada programação realizada no Parque Princesa do Vale e encerrada neste feriado, com desfile e grande público que foi conferir os shows finais

- Publicidade -spot_imgspot_img

A Chama Crioula da 3ª Semana Farroupilha de Estrela foi apagada, mas foram sete dias em que ela queimou forte no Parque Princesa do Vale, mantendo acesa as tradições, os valores e costumes gaúchos. O feriado de 20 de setembro marcou o último dia de uma semana de variada gama de atrações que levaram grande público ao ponto central da festa e outros, como o desfile tradicionalista a cavalo que percorreu algumas das principais vias do município também nesta segunda-feira (20/9). A promoção do Governo de Estrela através da Secretaria Especial de Cultura Esporte e Lazer (Secel), junto ao Núcleo Cultural de Estrela e em parceria com os CTGs Raça Gaudéria e Estrela do Rio Grande chegou ao fim ao embalo do grupo Tchê Garotos e juntos aos pedidos da plateia de “mais um”. O balanço positivo dos organizadores quanto aos objetivos da festa são a certeza do retorno dela ainda mais forte em 2022.

A programação cultural, que contou com financiamento do Pró-cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio de Construschorr Materiais de Construção, Metanox e Plastrela, iniciou ainda no dia 14, quando a Chama Crioula foi acesa no Parque Princesa do Vale. Desde então foram dezenas de atrações e shows com grupos de expressão estadual e nacional, como ‘Os Fagundes’ e ‘Tchê Garotos’, sem deixar de valorizar também os grupos regionais e locais. Tudo pode ser acompanhado pelo público presencialmente no parque ou ao vivo, de forma online, pelas redes sociais oficiais do município. Além das apresentações musicais e dos CTGs, oficinas de dança, escola de chimarrão, teatro, missa crioula e brincadeiras, como o GreNal de Bombachas e até mesmo feira de adoção de animais fizeram parte da intensa agenda que contou ainda com uma programação especial voltada à gastronomia campeira, realizada junto ao piquete montado para a festa, mas que não será desmontado. Servirá de apoio para a Semana Farroupilha 2022 e outros eventos realizados junto ao Parque.

A secretária da Secel, Carine Schwingel, destacou o esforço conjunto de muitas mãos que eA secretária da Secel, Carine Schwingel, destacou o esforço conjunto de muitas mãos que estiveram empenhadas para a realização do evento. “A cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul é muito rica, marcada sempre por muita garra, que também é uma característica do nosso povo. E um exemplo disso tivemos por parte de todos que trabalharam nesta festa, que visa privilegiar, resgatar, manter viva e eternizar a nossa história”, disse ao público, na cerimônia de descerramento das bandeiras. O prefeito Elmar Schneider ressaltou. “Em todos os estados do País há a marca do gaúcho. Não há um único sem um CTGs. A nossa marca, a nossa força e colaboração está presente no desenvolvimento em todos os recantos do Brasil. E o orgulho por isso Estrela demonstrou, valorizou com esta inesquecível semana.” Para o chefe do executivo, o evento foi uma amostra do poder de integração e de união da comunidade. “Ver nossos CTGs juntos, empenhados na realização deste evento, nos deixa alegre. Ver tantas famílias participando ou mesmo aplaudindo das calçadas, das suas casas, o desfile tradicionalista que realizamos, com crianças empunhando bandeiras de nosso Estado e País, e agora aqui no Parque participando de nossa festa, muitos vestidos a caráter, nos emociona. Talvez tenha sido este o recado que a Covid nos trouxe: mais mais fé, esperança união e amor no coração é o que precisamos.”

- Publicidade -

MAIS

- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -