Corticeira-da-Serra é escolhida como árvore-símbolo de Westfália

Comunidade westfaliana pôde participar da escolha por meio de votação online

862
Muda de Corticeira-da-Serra foi plantada em frente à Prefeitura Municipal / Crédito da foto: Divulgação

Após 20 dias de votação popular em ambiente virtual, Westfália conheceu na manhã desta terça-feira (21/9), sua árvore-símbolo. Com 30 votos, a espécie nativa escolhida foi a Corticeira-da-Serra, que possui floração vermelha alaranjada.

No início da tarde do dia 21, Dia da Árvore, o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, fez o plantio de uma muda de Corticeira-da-Serra no pátio em frente à Prefeitura Municipal. O ato foi acompanhado pelo secretariado e por servidores públicos envolvidos no processo de elaboração da ação de escolha da árvore-símbolo.

No total, 109 votos válidos foram computados. Todas as demais espécies disponíveis também receberam votação: Ipê-amarelo – 28 votos, Ipê-roxo – 26 votos, Canafístula – 19 votos, e Paineira – 6 votos. Como a votação era válida somente para munícipes de Westfália, 10 votos foram anulados.

A partir de agora, será comum ver o cultivo da Corticeira-da-Serra, especialmente em espaços públicos, como forma de simbolizar o Município.

Conheça mais sobre a Corticeira-da-Serra

A Corticeira-da-Serra é uma árvore de médio a grande porte nativa do Brasil, possui floração vermelha alaranjada durante o mês de junho principalmente, que atrai grande quantidade de aves que sugam seu néctar. Tem grande potencial para uso no paisagismo como na arborização urbana. Muito rústica e com ótima adaptação, pode ser cultivada em solos secos ou também em áreas de muita umidade, até mesmo brejosos. Excelente opção de árvore para utilizar em reflorestamentos de áreas degradadas.

Na época da colonização, imigrantes também utilizavam a madeira da Corticeira-da-Serra para a confecção de sapatos de pau por ser de fácil manipulação. Este tipo de calçado faz, até hoje, parte da cultura de Westfália. Neste sentido, a espécie torna-se ainda mais especial e valiosa.

- publicidade -