Teutônia faz chamamento para vacinação de 1ª dose contra a Covid-19

Não há mais projeção de chegada, em larga escala, de vacinas para aplicação em 1ª dose para a população em geral acima dos 18 anos

657
Crédito: Alana Gausmann Flores / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, faz chamamento público a todos os munícipes que ainda não realizaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Devem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde até dia 16 de outubro.

O município já deu início à aplicação da terceira dose para alguns grupos prioritários e não há mais projeção para chegada de novos lotes para primeira dose para população em geral com idade acima dos 18 anos.

De acordo com o informe técnico nº 16 da Secretaria de Saúde do Estado, publicado em 04 de outubro de 2021, é recomendado que a população já esteja imunizada contra a Covid19, pois em alguns locais (públicos e privados) será solicitado o comprovante de vacinação para entrada.

Em função disso, as equipes de saúde pedem a colaboração da população, que ainda não realizou a primeira dose contra a Covid19, para que busquem a imunização o mais breve possível juntos aos postos de saúde.

Vacinação aos sábados

No sábado (16/10), será realizada ação de vacinação em todos os postos de saúde, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio, para aplicação de 1ª e 2ª doses, dose de reforço, e para os calendários de vacinação infantil e adulto. As ações de vacinação aos sábados também ocorrerão nos dias 06 e 20 de novembro.

Vacinação adolescentes

O município está vacinando pessoas com 15 anos ou mais, sem comorbidades, em todos os postos de saúde, mediante agendamento prévio, com a vacina Pfizer.

Dose de reforço

Teutônia também avança na vacinação com a dose de reforço contra a Covid-19, independente da vacina aplicada anteriormente, para pessoas com 60 anos ou mais, que tenham intervalo mínimo de 6 meses com relação à 2ª dose, assim como, para pacientes que possuem alto grau de imunossupressão (de acordo com tabela do Ministério da Saúde). A vacinação ocorrerá em todos os postos de saúde, mediante agendamento prévio.

Tabela do Ministério da Saúde para casos de alto grau de imunossupressão:  

– Imunodeficiência primária grave;.

– Quimioterapia para câncer;

– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;

– Pessoas vivendo com HIV/AIDS; .

– Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona,ou equivalente, por  ≥14 dias;.

– Uso de drogas modificadoras da resposta imune;.

– Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;.

– Pacientes em hemodiálise;

– Pacientes com doenças imunomedianas inflamatórias crônicas.

Postos de Saúde

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato com o posto de saúde de seu bairro:

Posto de Saúde – Bairro Alesgut

(51) 3762-1109

Posto de Saúde – Bairro Boa Vista

(51) 3762-2370

Posto de Saúde – Bairro Canabarro

(51) 3762-7800

Posto de Saúde – Bairro Languiru

(51) 3762-2573

Posto de Saúde – Bairro Teutônia

(51) 3762-6031

Posto de Saúde – Loteamento 8

(51) 3762-8436

ESF 3 – Bairro Canabarro

(51) 3762-7806

- publicidade -