Vereadores de Teutônia lamentam morte de Mário Wink

533
Sessão da Câmara ocorreu na terça-feira (5/10) / Crédito: Paloma Griesang

A Câmara de Vereadores de Teutônia realizou sessão ordinária na terça-feira (5/10). Na tribuna, os edis lembraram da trajetória e lamentaram a morte do ex-vereador Mário Wink, ocorrida na quinta-feira (30/9).

Jorge Hagemann (PDT) destacou o grande respeito por Wink, por ter conseguido se eleger por tantas vezes. Márcio Vogel (MDB) declarou que Teutônia perdeu um ícone do Legislativo. Lembrou que foi seu colega na Câmara e também de seu pai. E que no caso do pai, mesmo em partidos adversários, sempre mantiveram uma grande amizade. “Os debates políticos sempre ficaram no campo das ideias, do diálogo, mantendo respeito e ética”, afirma.

Cleudori Paniz (PSD) contou que foi eleitor de Wink. “Gostava de ver o trabalho dele, sempre com vontade e garra de representar o povo”, avalia.

Valdir Griebeler (PSDB) salientou que Wink era único e deixou sua marca. Diego Tenn Pass (PDT) afirmou que o ex-vereador é uma marca do Legislativo de Teutônia. “Sempre teve habilidade para se eleger e defender suas ideias”, considera.

Semana de perdas

Os vereadores também lembraram de outras duas mortes que enlutaram a comunidade: Igor Weimer e Ery da Costa. Os edis salientaram que foi uma semana de grandes perdas. Lamentaram as mortes e expressaram sentimentos aos familiares. Também foram aprovadas moções de pesar pelos três falecimentos.

Trabalho voluntário

Neide Schwarz (PDT) destacou o trabalho de entidades como a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Bombeiros Voluntários, Apante, Patas Solidárias, Repraas e ONG Floco Azul. “Não confundam o trabalho de quem tem carteira assinada com o trabalho voluntário. O voluntário abre mão de feriados e fim de semana, mas não consegue arcar com os custos, todos precisam de ajuda. Não cobre sem conhecimento: voluntários não recebem mais do que a gratidão”, pondera.

Castrações

Neide citou o programa de castrações de animais domésticos do Município. Nos primeiros nove meses de 2021, se castrou mais do que em todos os outros anos. Ela explicou que todas as famílias de baixa renda têm direito às castrações de graça para seus animais, basta preencher a ficha disponível com as agentes de saúde. Quem adota animais de rua também tem direito. Para quem não é de baixa renda, as ONGs de proteção de animais também possuem parceria com clínicas para a castração a baixo custo.

Agradecimentos

Os vereadores agradecerem serviços prestados pelo Executivo. Jorge Hagemann destacou as obras feitas no asfalto de Linha Geraldo. “Um ano atrás foi feito, gastaram dinheiro e ficou ruim. Agora fizeram bom trabalho”, avalia. Salientou também serviços de roçadas realizadas no Bairro Teutônia.

Cláudia Frigo (Cidadania) agradeceu as capatazias dos bairros Teutônia e Alesgut, o setor de iluminação pública e o diretor de trânsito Carlos Peixoto por pedidos de melhoria realizados.

Márcio Vogel também agradeceu ao setor de trânsito pelas pinturas de meios-fios e faixas de pedestres. “Além de deixar mais bonito, dá mais segurança”, considera. Ele destacou também a pintura dos asfalto que liga a Rua Duque de Caxias a Linha Germano. “Apesar do asfalto estar precário, a pintura já dá mais segurança”, opina.

Valdir Griebeler também salientou serviços realizados pelo setor, sobretudo na recuperação de estradas do interior após os dias de chuva, e também pelo início da pintura dos asfaltos. “Estava muito difícil transitar em dias de chuva, neblina e de noite. Começou em Linha Germano e acredito que vai se estender para todas”, conta.

Eloir Rückert (MDB) agradeceu o secretário de Saúde, Juliano Körner, por atender demandas da Saúde apresentadas por ele. Cleudori Paniz também reconheceu o secretário por ter solucionado a falta de fitinhas para exames de glicose nos Posto de Saúde.

Pedidos e indicações

Os edis também realizaram pedidos e indicações ao Executivo. Jorge Hagemann solicitou melhorias no telhado do Posto de Saúde do Bairro Teutônia e pediu por mais um clínico geral atendendo no local. Márcio Vogel pediu por uma revisão das luminárias na Rua Duque de Caxias. “Há um intenso movimento, e as pessoas pedem urgentemente”, destaca.

Eloir Rückert sugeriu melhorias em paradas de ônibus, construção de uma estrutura para os pedestres na ponte do Arroio Harmonia na Várzea e a pavimentação em frente à sociedade de Linha Pontes Filho. Esta última solicitação foi assinada também pelo vereador Valdir Griebeler.

- publicidade -