Contratações temporárias voltam a gerar debate na Câmara de Vereadores de Teutônia

822
Tema voltou a ser pauta na votação dos projetos nesta terça-feira (26/10) / Crédito: Paloma Griesang

As contratações temporárias de servidores voltaram a causar debate na Câmara de Vereadores de Teutônia. O assunto voltou à pauta na sessão de terça-feira (26/10) devido ao Projeto de Lei 163/2021 que foi votado. Ele prevê a contratação de cinco agentes administrativos, com carga horária de 40 horas e remuneração de R$ 3.132,99.

Os vereadores de oposição Hélio Brandão (PTB), Claudiomir de Souza (PSL) e Cleudori Paniz (PSD) se posicionaram contrários à proposta. Paniz afirma que para contratação de profissionais para áreas como saúde e educação não é contrário, mas para agentes administrativos sim, pois julga que já há muitos exercendo é função.

Hélio Brandão questiona o custo mensal gerado pelas novas contratações e avalia já haver muitos funcionários. “A Prefeitura é hoje a maior empresa de Teutônia, só que não gera impostos, precisa captar impostos para pagar”, destaca.

Claudiomir de Souza opina que a administração prometeu fazer mais com menos, e que está provando o contrário com muitas contratações. “Esse projeto devia ser retirado, porque senão foi uma propaganda enganosa que fizeram”, avalia.

O presidente da Câmara, Diego Tenn Pass (PDT), explicou que dois dos contratados substituirão servidores que saíram em licença. Assim, defendeu a aprovação da pauta para garantir continuidade dos serviços.

Paniz questionou a colocação, afirmando que servidores novos demoram para aprender o serviço, e que para dar continuidade ao trabalho poderiam ser alocados servidores de outros setores, que já tem experiência, evitando assim aumentar os custos.

Brandão chegou a pedir vistas da matéria, mas a solicitação foi rejeitada pelos demais vereadores, com exceção de Paniz e Souza que votaram a favor. O projeto foi, então, à votação sendo aprovado com os votos contrários de Brandão, Paniz e Souza.

Projeto aprovado

A sessão contou com mais um projeto prevendo contratações. Este, porém, foi aprovado por unanimidade. O PL 167/2021 prevê contratação de quatro serventes, para 40 horas, com remuneração de R$ 1.658,60.

O presidente Diego Tenn Pass explicou que as contratações temporárias vão substituir outras cujo prazo encerra no fim do ano. Os quatro contratados substituirão seis servidores, ou seja, haverá a redução de dois.

Neste caso, os vereadores contrários a outras contratações explicam que são favoráveis, pois são funcionários para atender demandas de linha de frente a necessidade da comunidade. Hélio Brandão disse ter certeza da necessidade destas. Paniz salientou que “para a linha de frente sou favorável, para trabalhar atrás do balcão não, porque já tem muita gente”.

- publicidade -