Incêndio em subestação deixou 70 mil associados da Certel sem energia

1936
Crédito: Divulgação Bombeiros de Estrela

Um incêndio na manhã desta quarta-feira (17/11) deixou praticamente os 70 mil associados da Certel sem energia elétrica. O sinistro ocorreu na Subestação da Sterlight Power, em Costão – Estrela. Foram mais de cinco horas de interrupção: das 10h às 15h30. A Certel atende municípios dos Vales do Taquari, Caí e Rio Pardo.

Indústrias, estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço e profissionais liberais tiveram paralisação total ou parcial de atividades. Somente quem tinha gerador disponível conseguiu manter parte da estrutura funcionando. Empresários avaliam e contabilizam perdas.

A interrupção tão prolongada é incomum na área da Certel Energia. Pela gravidade da situação, fez-se necessário um trabalho intenso para restabelecer o abastecimento. A Certel acionou todas as suas equipes para atuar junto com a Sterlight Power. O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, os diretores e demais profissionais da cooperativa atuaram incansavelmente para a rápida solução.

Os Bombeiros Militares de Estrela foram acionados e constataram que estava queimando uma casa de máquinas com equipamentos de transformação de energia da empresa. Após a inspeção inicial – para ver se a rede não estava energizada – os bombeiros utilizaram em torno de 2.000 litros de água. A queima foi total do Cubículo 13.8 KV com todos os equipamentos eletrônicos que estavam dentro do mesmo.

Mesmo não sendo problema da Certel, e de acordo com a Legislação do Setor Elétrico Brasileiro, os associados que tiveram algum prejuízo em razão desta falta de energia, podem entrar em contato com os telefones gratuitos 0800 510 6300 ou 0800 520 6300, ou pelo WhatsApp 0800 510 6300. “A Certel agradece pela compreensão de seus associados”, encerra a nota da cooperativa.

- publicidade -