Segunda prova do Enem terá questões de Exatas e Ciências da Natureza

473
Participantes terão cinco horas para realizar a prova / Crédito: Carla Beckmann / Foto ilustrativa

De acordo com o Inep, (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o primeiro dia de aplicação do Enem, no domingo (21/11) registrou 74% de participantes. A edição tem 3.109.762 inscritos confirmados, considerando as modalidades impressa e digital.

Os participantes tiveram cinco horas para responderam 90 questões objetivas: 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa. O tema da redação foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

O segundo dia de aplicação será amanhã (28/11). Os inscritos resolverão questões das disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Conforme previsto em edital, o Inep divulgará os gabaritos oficiais do Enem 2021, até o dia 1º de dezembro.

Para alguns estudantes, o primeiro dia de prova foi desafiador. É o caso do aluno do 3º ano do Ensino Médio, Maicon Felipe Pilger (17). Pilger achou o tema da Redação interessante e fácil de desenvolver.

A expectativa para o segundo exame é alta. “´É o que mais tenho conhecimento, assim estou com as melhores expectativas”, destaca. O jovem pretende cursar Medicina ou Enfermagem. “Busco algo relacionado à saúde”, explica.

Maicon Felipe Pilger / Crédito: Arquivo pessoal

Já para Natália Schäffer (17), a prova foi cansativa e complicada. Também estudante do 3º ano do Ensino Médio, a jovem quer cursar Enfermagem. Natália explica que a prova contou com diversos temas sociais. “Fiquei muito surpresa com o tema da redação. Jamais imaginaria esse tema, por não ser muito comentado. Por exemplo, em nossa região o índice é muito baixo. É muito difícil sabermos de pessoas que não são registradas”, destaca.

Para o segundo dia pretende se desafiar, porque são questões envolvendo lógica. “Quero me empenhar ao máximo para conseguir realizar toda a prova, tranquila. Estou com uma expectativa bem grande”, ressalta.

Natália Schäffer / Crédito: Arquivo pessoal

Serviço do Enem

Horário:

– 12h: Abertura dos portões;

– 13h: Fechamento dos portões;

– 13h às 13h30: Procedimentos de segurança na sala de prova;

– 13h30: Início das provas;

– 18h30: Término das provas.

O que levar:

– Documento oficial com foto (obrigatório);

– Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (obrigatório);

– Máscara (obrigatório);

– Cartão de confirmação (recomendado) – O documento possui número de inscrição, a data, hora e o local de realização do exame, a solicitação de atendimento especializado e o nome social, caso solicitado e aprovado;

– Um lanche e água (recomendado);

– Álcool gel (recomendado).

O que não levar:

– Equipamentos eletrônicos deverão ser guardados no porta-objetos desligados (caso toque durante a aplicação, o participante estará automaticamente eliminado);

– Óculos escuros e artigos de chapelaria;

– Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;

– Livros, manuais, impressos, anotações;

– Relógio.

- publicidade -