Novo projeto trabalha a Educação Parental em Westfália

728
Projeto foi apresentado nesta quinta-feira (2/12) / Crédito da foto: Paloma Driemeyer Valandro / Divulgação

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Westfália apresentou, na quinta-feira (2/12) um novo projeto, o Programa de Educação Parental “Gerações em Conexão”, que será desenvolvida no primeiro semestre de 2022 e envolve toda a comunidade escolar. O lançamento teve apresentação do Coral Juvenil, que tem Euclides Fernando de Souza na coordenação.

O Programa “Gerações em Conexão” buscará apresentar a abordagem da educação positiva para a comunidade escolar, com explanação, vivências práticas e apresentação de um programa sistemático de educação parental. O objetivo é que os adultos se motivem a ajudar as crianças a desenvolver habilidades socioemocionais e habilidades sociais para terem uma vida feliz e produtiva, com aprendizagem de novas atitudes estratégias e concepções parentais. A facilitadora será Daniela de Moraes Garcia de Abreu, que fez sua primeira explanação no ato de lançamento do programa.

Ela detalhou o funcionamento do programa. “Serão momentos de dinâmica e troca, com quatro encontros presenciais curtos. Convidem a comunidade escolar para estar conosco neste programa”, enalteceu.

A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, frisou a importância da promoção de projetos que envolvam toda a comunidade escolar. “Educar crianças e jovens tem sido cada vez mais desafiador. As novas gerações chegam e nós precisamos nos adaptar a elas”,declara.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, reforçou a importância de programas como este. “Contamos com todos para que o programa seja um grande sucesso”, salientou.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Bilac, de Linha Berlim, opina que é um momento de preocupações sobre como educar e que o programa é de grande importância, pensando no desenvolvimento integral das novas gerações.

Os pais veem a iniciativa de forma positiva. Dóris Radavelli, acredita que o projeto é uma ideia linda, com propósitos de união de laços familiares.

Beatriz Rex Bortolini vê o programa como uma interessante oportunidade oferecida para a comunidade escolar, que traz reflexões para os pais, que têm o desafio de educar. Mara Hauschild Horst considera que o projeto surge em um momento muito adequado, em que interagir se faz necessário. “Falarmos a mesma língua é o mais importante para a comunicação. Penso que será muito bom”, pontuou ela.

- publicidade -