Valério da Fonseca presidirá Câmara de Westfália em 2022

947
Mesa diretora de 2022 tem Valério da Fonseca (c) como presidente / Crédito: Bianca Letícia Fritscher / Especial FP / Divulgação

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Westfália, na quinta-feira (16/12), foi eleita a mesa diretora para comandar os trabalhos em 2022. Duas chapas foram inscritas e Valério da Fonseca (MDB) foi eleito presidente por seis votos a três. Ele estará acompanhado da vice-presidente Taís Pott Rückert (PDT) e da secretária Rejane Ahlert Eggers (PT).

Na tribuna da sessão, o início das obras de pavimentação entre Linha Frank e Linha Paissandu foi comentada por Fonseca e Taís. Ambos comemoraram os trabalhos. O presidente de 2021, Renato Gaspar Herbert (PT) explicou as obras demoraram porque ocorreu pela licitação, mas parabenizou os reparos na pavimentação, sinalização e drenagem.

Projetos de lei

Simone Aline Tischer Landmeier (PP) comentou o Projeto de Lei 105, que consolida e opera a Lei 1.125/2014. Segundo a vereadora, o artigo 7° gera uma proporcionalidade justa nas horas máquinas disponíveis aos produtores, porém acredita que o valor de hora máquina de R$ 15,00 é insuficiente e precisa ser revisto. No artigo 5°, entende que os incentivos precisam ser maiores.

A vereadora Tais destacou a importância dos projetos 101 e 106, que autorizam incentivos a duas empresas. A vereadora acredita que gerarão empregos e renda ao município.

Títulos no esporte

O vereador René Rex (MDB) parabenizou o Juventude pela passagem do aniversário e pela conquista da Copa 35 anos da Aslivata. Parabenizou também a equipe do Morro das Alemoas pela conquista do Campeonato de Boa Vista do Sul.

Jucimar Oneide Docena (PDT) parabenizou o Juventude pela conquista e também aos torcedores da equipe do Boavistense, que se comportaram de uma forma exemplar na sede do adversário.

Assuntos Gerais

Rejane Ahlert Eggers (PT) solicitou ao setor de trânsito para verificar as placas de sinalização desgastadas e um estudo para padronizá-las. Cogitou estudo de instalação de balança agrícola, pois acredita ser relevante já que o município tem o setor primário como base da arrecadação. Tranquilizou os munícipes com a notícia de que o senador Marcio Bittar, relator da proposta PEC 188, confirmou que vai retirar o artigo 125, eliminando a possibilidade de extinção dos municípios com menos de 5 mil habitantes.

Jucimar Oneide Docena (PDT) agradeceu a colocação de lâmpadas na pista atlética, que foi um pedido em sessão passada.

Renato Gaspar Herbert (PT) e Docena agradeceram a oportunidade de fazer parte da mesa diretora em 2021. Herbert apresentou os números de projetos aprovados pela Câmara e os valores disponibilizados nos projetos, em cada secretaria.

- publicidade -