Vigilância Ambiental de Teutônia intensifica monitoramento de focos do Mosquito Aedes Aegypti

Em 2021, município registrou o maior índice de infestação dos últimos 10 anos. Equipes se juntam para focar em um trabalho preventivo

635
Crédito da foto: Freepik / Divulgação

A Vigilância Ambiental de Teutônia, representada pelas agentes de endemias, com apoio dos agentes comunitários de saúde, realizarão a ação de Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), entre os dias 10 e 21 de janeiro. O objetivo deste trabalho é mensurar no município, em um curto intervalo de tempo, o nível de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti vetor da dengue, Chikungunya e Zika. A ação possibilita o fornecimento de dados de maneira rápida e oportuna, permitindo à Vigilância em Saúde o direcionamento das ações para as áreas apontadas como críticas.

Como funciona?

            A equipe realiza um sorteio dos quarteirões onde serão realizadas as análises, através de um sistema informatizado. A equipe visita algumas casas nestas regiões, sendo que a fiscalização ocorre de maneira aleatória, conforme os extratos de cada bairro. 

É dever de cada cidadão manter sua residência, empresa, indústria, livres de qualquer tipo de criadouro, visto que em 2021 o município teve o maior índice de infestação dos últimos 10 anos.

- publicidade -