Mixto/Ivo10 Brazil encerra participação na Copinha 2022

1200
A equipe atuou nos três jogos da primeira fase da competição entre os dias 3 e 9 de janeiro / Crédito da foto: Bruno Creste / Divulgação

Menos de um ano após o início das atividades no Brasil, a unidade Ivo10 Brazil Football Academy de Teutônia, deu mais um grande passo em sua precoce história: a participação na edição de 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe atuou nos três jogos da primeira fase da competição entre os dias 3 e 9 de janeiro.


Em 10 de maio de 2021, quando a Ivo10 Brazil dava seu primeiro “chute” em terras brasileiras, nem mesmo os mais otimistas imaginavam que, pouco mais de 10 meses depois, os representantes de Teutônia estariam nas telas do principal canal de esporte do país atuando contra grandes equipes brasileiras na Copa São Paulo.


A Ivo10 Brazil entrou na disputa por meio de uma parceria com o Mixto Esporte Clube, de Cuiabá (MT). Detentor da vaga ao conquistar, após 16 anos, o Campeonato Mato-Grossense 2021, o alvinegro cuiabano precisava de suporte para atuar na Copinha 2022. Por intermédio do empresário César Soler, da CSR Sports – cofundadora da Ivo10 ao lado de Ivo e de William Gomes, de Macau -, o trabalho em conjunto se tornou possível.
Cerca de dois meses antes do início da Copa São Paulo, a pré-temporada teve início no Centro de Treinamento Ivo10 Brazil, no Bairro Languiru. O time da casa entrou na parceria com a comissão técnica, metodologia de trabalho, estrutura e 17 atletas da região e outros que chegaram ao projeto por intermédio da CSR Sports vindos de São Paulo. O Mixto-MT, além da camisa e da vaga, selecionou seus melhores jogadores Sub-20 e os enviou para o Sul: 13 ao todo.


Os 30 atletas, nascidos entre 2006 e 2001, ou seja, de 15 a 20 anos, iniciaram a pré-temporada em meados de outubro. No comando dos trabalhos o técnico Serginho Almeida, do Sub-17 da Ivo10 Brazil. Como auxiliar técnico, Henrique Schwarzer, do Sub-15. Completaram a lista de profissionais o diretor executivo de futebol, João Roberto Bandeira, o gerente-executivo de futebol, Rafael Lima Bandeira, o preparador físico Caíto Kunrath, o preparador de goleiros Cristian Eidelwein, o supervisor de futebol Gustavo Fell e os coordenadores técnicos Renan Weber e Ferdinando Leda.
No dia 1º de janeiro de 2022, o sonho de disputar a maior competição de base do Brasil passou a se tornar realidade. A delegação, de ônibus, se dirigiu para Jaú (SP), local dos jogos da primeira fase.


O Mixto-MT foi sorteado no Grupo 10 da Copinha ao lado de equipes difíceis. O Grêmio-RS, vice-campeão em 2020; o XV de Jaú-SP, tradicional equipe paulista e dono da casa; e o Castanhal-PA, equipe paraense com investidor forte e com jovens no limite da idade para a competição.


A estreia do Mixto/Ivo10 Brazil aconteceu no dia 3 de janeiro, contra o Grêmio-RS. A equipe perdeu para o time gremista pelo placar de 2 a 0. No dia 6 de janeiro, empate em 0 a 0 contra o XV de Jaú-SP. No último jogo, derrota por 3 a 0 para o Castanhal-PA.

O diretor-executivo de futebol da Ivo10 Brazil, João Roberto Bandeira, falou sobre a participação histórica da equipe na Copinha 2022. “Nossa expectativa era contrariar a lógica e não só sermos pioneiros na região em participação na maior competição de base do mundo, mas avançar de fase. Infelizmente não foi possível, mas fica a satisfação pelo aprendizado e a certeza de que a experiência adquirida servirá de base para as próximas edições”, resumiu.


A reapresentação pós férias da Ivo10 Brazil Football Academy está agendada para 7 de fevereiro. As equipes Sub-17 e Sub-15, comandadas por Serginho Almeida e Henrique Schwarzer, respectivamente, iniciam a preparação para os desafios da temporada, principalmente as competições do Campeonato Liga Serrana – em busca do tricampeonato – e do Gauchão Noligafi, no Centro de Treinamento Ivo10 Brazil, no Bairro Languiru.

- publicidade -