Município de Boa Vista do Sul decreta situação de emergência

634
Equipe se reuniu para avaliar cenário e definiu pelo decreto / Crédito da foto: Divulgação

Entidades se reuniram e avaliaram a situação da estiagem no Município de Boa Vista do Sul e para dar subsídios para a elaboração do decreto municipal de situação de emergência, assinado no dia 13. Assim como outros municípios, Boa Vista do Sul sofre as consequências da falta de chuva, pois prejudica a criação de aves de corte, bovinocultura, parreirais, plantações de milho e outros cultivos. A situação agravou ao surgirem locais com falta de água para o consumo humano, em algumas comunidades do interior.
A publicação do decreto permite aos agricultores renegociarem dívidas com o Pronaf e Proagro, o que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência destes fenômenos naturais.
O Município também poderá manter as ações de combate a estiagem, que já vem executando, como o fornecimento de água através de caminhão-pipa, próprio e terceirizado. A Prefeitura faz contatos e age para amenizar a situação e pensar no futuro. “Estão sendo efetuados contatos com o Governo do Estado, integradoras, empresas e produtores visando construir um programa que atenda ao longo dos anos essa necessidade básica que é a água”, destaca o governo.

A intenção é elaborar um estudo e projeto para fomentar o armazenamento de água em cisternas para captação de água da chuva, medidas de redução e uso correto da água.

Da reunião participaram o prefeito Roberto Martim Schaeffer; a presidente da Câmara de Vereadores, Patrícia Lúcia Bagatini (PSD); o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Áureo Antônio Salvi; o engenheiro agrônomo Henrique Tomaz Queiroz da Emater/Ascar; e o presidente do Conselho da Defesa Civil do Município, Ederson Luís Fonseca Borges.

Economia de água
A administração municipal pede à população para economizar e utilizar água de forma correta. Se a população constatar mau uso da água potável, deve denunciar, pois poderá faltar.
Outra atitude sugerida é a proteção de fontes, nascentes, cursos d’água (arroios, córregos e rios). Os interessados devem buscar orientações na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de como fazer a proteção de fontes e nascentes.

Ainda solicita a consciência de preservar e recuperar matas ciliares, práticas de conservação e manejo adequado do solo. Isso garante a proteção de um dos principais recursos naturais: a água.

- publicidade -