Educação Infantil de Estrela retorna nesta segunda-feira

Governo de Estrela espera a presença, na próxima segunda-feira (7/2), de mais de 1.5 mil crianças de 0 a 5 anos em uma das 13 Emeis da rede. Dia 21 de fevereiro será a vez do Ensino Fundamental (Emefs)

449
Ao todo são 1.516 bebês e crianças matriculadas nas Emeis, 300 a mais do que no início de 2021 / Crédito da foto: Smed / Governo de Estrela / Divulgação

O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), acerta os últimos detalhes para o início do ano letivo. Na próxima segunda-feira (7/2), serão retomadas as atividades presenciais na Educação Infantil. Cerca de 1.5 mil bebês e crianças de 0 a 5 anos devem voltar ao convívio nas 13 escolas da rede municipal que são voltadas a este público, cerca de 300 a mais do que em 2021. O Ensino Fundamental tem retorno previsto para dia 21 de fevereiro e a expectativa é de mais 2.3 mil alunos com seis anos ou mais. Nesta quinta-feira (3/2), em uma programação realizada no Estrela Palace Hotel, na presença das equipes diretivas, foi apresentado o planejamento anual e o cronograma escolar.

Ao longo das últimas semanas, a Smed realizou inúmeras ações com diversos propósitos focando o objetivo maior: o retorno das crianças às salas de aula. A contratação de mais profissionais para a respectiva área, a criação de novas turmas e adequações de outras, assim como obras físicas nas escolas e aquisição de mais recursos didáticos foram algumas das medidas. A titular da Smed, Elisângela Mendes, detalha o processo realizado durante o recesso escolar. “Recesso sim para nossas crianças e alunos, não para nossas equipes, que seguiram em um trabalho muito intenso e constante para darmos conta das demandas e atendermos as expectativas”, diz. “O período de recesso nós aproveitamentos para justamente fazer os reparos, as manutenções, limpeza mais forte das escolas, como a dedetização de todos os espaços, o que não há como ser feito com as crianças nas escolas”, explica. “E administrativamente, junto de nossa equipe técnica e pedagógica, aproveitamos este período para fazermos ajustes com o propósito da criação de novas vagas pois igualmente também é o momento de maior procura de novas famílias por matrículas. Foi assim que tivemos muitos avanços em 2021 e não foi diferente agora. Basta vermos nossos números”, diz.

Equipes diretivas receberam orientações gerais em evento realizado
no Estrela Palace Hotel, nesta quinta-feira (3/2) / Crédito da foto:
Smed / Governo de Estrela / Divulgação

Dezenas de novas matrículas foram realizadas apenas na Educação Infantil. Diversas ações foram realizadas e o setor conseguiu zerar uma lista remanescente ainda de 2020, saldo que se manteve até a metade de 2021. Mais pedidos por ingresso surgiram depois deste período. Ainda assim, ao todo serão cerca de 300 novos bebês e crianças nas Emeis (1.516 matriculados até então).

Interação

Nesta quinta-feira (3/2), em uma ação realizada no Estrela Palace Hotel, a Smed fez a recepção às equipes diretivas que estarão à frente da Emeis e Emefs ao longo do ano. Em uma iniciativa de acolhimento aos profissionais, que contou inclusive com show da Banda Rosas, foram passados detalhes do planejamento escolar de 2022. Além do cronograma e calendário letivo e de eventos, as equipes diretivas receberam orientações gerais e outras pautas que serão trabalhadas.

- publicidade -