Poço das Antas sedia lançamento do programa Acelera Turismo

Iniciativa envolve municípios do G7 e tem como objetivo alavancar o turismo na microrregião do Vale do Taquari

708
Representantes dos municípios e entidades parceiras compareceram no lançamento do Acelera Turismo / Crédito da foto: Assessoria de Comunicação de Poço das Antas

O ano de 2022 promete ser um marco para o setor turístico do Vale do Taquari. Um dos ramos com maior potencial econômico da região recebe olhos cada vez mais atentos dos municípios, entidades, instituições governamentais e da iniciativa privada. Tanto isso, que após um período de levantamento, planejamento e identificação de oportunidades e soluções, na quinta-feira, dia 3 de fevereiro, junto ao auditório da Prefeitura de Poço das Antas, mais um passo foi dado rumo ao desenvolvimento turístico da região do G7 com o lançamento do programa Acelera Turismo.

A iniciativa envolverá os municípios de Paverama, Westfália, Colinas, Fazenda Vilanova, Teutônia, Imigrante e Poço das Antas com a parceria do Sebrae RS, Sicredi, Amturvales, Univates, Uergs, Senar, Senac e Emater. O objetivo do programa é acelerar o setor turístico nos sete municípios da microrregião tornando-os referência no Vale do Taquari e em todo o Estado. Para isso, o programa está baseado em seis pilares centrais: as estruturações dos Conselhos Municipais e dos Planos Municipais de Turismo das sete cidades participantes; ações de conscientização da comunidade; embelezamento das cidades (infraestrutura, sinalização turística, dentre outros pontos); fomento ao crédito; comercialização do destino, e qualificação das empresas e da mão de obra.

O projeto tem duração inicial de um ano e orçamento de mais de R$ 500 mil, com apoio financeiro da Sicredi Ouro Branco, responsável pela aquisição das placas para identificação e sinalização turística dos sete municípios. Além disso, os demais parceiros, cada um dentro de suas linhas de trabalho, conhecimento técnico e oferta de atividades, contribuirá para o desenvolvimento das outras frentes previstas nos pilares que sustentam o programa.

União para avançar

A anfitriã do lançamento, prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann (PDT) ressalta união do G7 para esse grande projeto. “Juntos faremos algo grande. Seremos muitos visíveis em todo o Rio Grande do Sul”, evidenciou a chefe do Executivo Municipal, que aposta no fortalecimento do turismo como alavanca para o desenvolvimento regional.

O presidente do G7, prefeito de Imigrante, Germano Stevens, destaca que esse é mais um passo dado em benefício de todos os municípios. “Somos uma região rica em termos turismo, no entanto ele deve ser mais explorado e precisa de um foco”, defende, reiterando que a pauta turística, dentre outras demandas, foi eleita enquanto foco inicial por conta de todo o seu potencial econômico. Stevens ainda agradeceu a todos os parceiros e apoiadores.

O presidente da Associação de Municípios de Turismo dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhardt, parabenizou os municípios e parceiros pela iniciativa, considerando a iniciativa um exemplo para outras microrregiões. “O turismo já começou antes, mas não havia conexão para oferecer um roteiro único que une, que proporciona experiências gastronômicas, naturais, que permite ao turista ver e sentir coisas boas e bonitas”, enalteceu, reconhecendo o quanto os empreendedores locais poderão se beneficiar com o programa que não deve estabelecer fronteiras, mas sim, proporcionar experiências conjuntas e completas.

A gerente regional do Sebrae RS, Liane Klein, falou em nome dos parceiros do programa, mencionando de que forma as entidades/instituições irão contribuir com sua técnica e conhecimento para acelerar o turismo na região. “A região está vivendo um momento ímpar em termos de turismo. Está sendo vista e possui um potencial muito grande. Temos empreendedores investindo, gerando emprego e renda”, considera, pontuando a importância das parcerias nesse trabalho.

A Sicredi Ouro Branco, uma das principais parceiras do Acelera Turismo, esteve representada pelo presidente da cooperativa, Neori Ernani Abel, que enalteceu a quantidade de parceiros e municípios envolvidos no programa prometendo, dessa forma, gerar um grande movimento regional. “Agradeço em nome da cooperativa e de todos os associados por terem lembrado do Sicredi para fazer parte desse processo. Escolheram a instituição financeira certa, que quer o desenvolvimento das pessoas para construir juntos uma sociedade mais próspera”. Segundo ele, o Vale é rico em pessoas trabalhadoras, qualificadas, inseridos em contexto especial, com parcerias especiais.

Além dos pronunciamentos, o ato de lançamento contou ainda com a apresentação do programa e a assinatura oficial de adesão dos municípios e parceiros à iniciativa.

Primeiro momento

O Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Diego Zenkner, explica como se dará o andamento do programa. Na fase inicial de desenvolvimento, a iniciativa terá um caráter estruturante no qual os parceiros – tanto do âmbito público quanto privado – irão conceber planos de desenvolvimento para o turismo de cada município. O programa conta ainda, neste primeiro momento, com a aceleração de 60 empreendimentos da microrregião, como atrativos turísticos privados rurais e urbanos; empreendimentos gastronômicos, meios de hospedagem, agências de viagem, entre outros. Para tanto, encontros localizados com potenciais empreendedores do ramo turístico foram realizados em cada dos sete municípios para orientações e esclarecimentos acerca do programa. Em Poço das Antas esse encontro foi no dia 7 de fevereiro na Câmara de Vereadores e contou com a presença de membros do Executivo, secretários municipais, vereadores e da Sicredi Ouro Branco. Os representantes discutiram acerca das possibilidades turísticas existentes no Município e elencaram estratégias para captar potenciais interessados em desenvolver o ramo turístico no Município a partir de seus negócios.

- publicidade -